Na busca pela conexão entre ciência, tecnologia e arte, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), apresenta a 13° edição do Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte referente ao ano de 2023.

O concurso, que já se consolidou como uma vitrine para a criatividade visual no universo científico, tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia, como também ampliar o banco de imagens do CNPq.

Podem participar maiores de 18 anos que sejam estudantes de graduação e de pós-graduação, graduados e pós-graduados, docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil.

A originalidade, o impacto visual, o domínio da técnica e da estética, a relevância da imagem para a pesquisa e a contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, estão entre os critérios a serem avaliados pela Comissão Julgadora multidisciplinar.

O prêmio é composto por duas categorias distintas e acolhe contribuições que utilizem câmeras fotográficas ou instrumentos especiais para capturar a ciência em suas várias facetas.

• Categoria I – Imagens produzidas por Câmeras Fotográficas (não serão aceitas imagens com tratamento, edição ou manipulação).
  • Categoria II – Imagens produzidas por Instrumentos Especiais (ópticos, eletrônicos e eletromagnéticos), tais como lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan e tomografia computadorizada.

Para cada uma das categorias serão premiados até 3 (três) candidatos, distribuídos em 1º, 2º e 3º lugares.

– 1º lugar – R$ 15.000,00 (quinze mil reais)
– 2º lugar – R$ 10.000,00 (dez mil reais), e
– 3º lugar – R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

Além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão um diploma e serão contemplados com passagens aéreas e diárias. Esse benefício visa permitir que os agraciados participem da cerimônia presencial de premiação, que será realizada na 76ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Belém/PA entre os dias 07 e 13 de julho de 2024.

O evento que acontecerá na Universidade Federal do Pará, será um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências entre os premiados, cientistas e entusiastas da ciência.

Interessados em concorrer ao  prêmio podem se inscrever até o dia 09 de fevereiro através do site: www.premiofotografia.cnpq.br/web/pfca/home .

A divulgação dos resultados deve feita pelo site do prêmio e/ou pelo portal do CNPq até maio de 2024.

FONTE: CNPq com adaptações.

• Última modificação do post:19 de janeiro de 2024