No próximo dia 26 de março, a Universidade Federal do Piauí, em Teresina, será palco da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), um evento que promete impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico no estado nordestino. Sob a temática “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido,” a conferência visa reunir diferentes setores da sociedade para refletir e construir políticas que impulsionem o progresso da região.


A iniciativa é mediada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e organizada por instituições de renome, como o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Contando ainda com a participação da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ-Piauí) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC – Regional Piauí), o evento se destaca pela abrangência de representantes de órgãos públicos e privados, bem como de organizações da sociedade civil.

Para João Batista Lopes, coordenador geral da conferência no Piauí, este evento representa uma oportunidade ímpar para o estado. “A I CECTI é um espaço de convergência de ideias e ações que moldarão o futuro do Piauí. Queremos a participação ativa de todos os piauienses, para que juntos possamos indicar as políticas e estratégias que impulsionarão nosso desenvolvimento, construindo um Piauí mais justo, sustentável e inovador.


Antecedendo a conferência estadual, serão realizadas Conferências Territoriais em cidades estratégicas do Piauí, como Floriano, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. Estas conferências preparatórias têm como objetivo envolver as comunidades locais, autoridades, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil, proporcionando a construção de propostas significativas a serem discutidas e deliberadas durante o evento principal.


O resultado dessas discussões culminará na produção de um documento contendo as propostas do Estado do Piauí. Esse material será levado para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. Com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, a CNCTI visa elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2024 a 2030.


É com grande satisfação que convidamos todos os interessados a participarem desse processo crucial para o futuro do Piauí. Ao unir forças e ideias, a conferência visa indicar as políticas e estratégias necessárias para impulsionar o desenvolvimento do estado, promovendo um ambiente mais justo, sustentável e inovador.


A I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí representa uma oportunidade única para todos os setores da sociedade piauiense contribuírem ativamente na construção do futuro do estado. A participação de cada cidadão é essencial para assegurar que as propostas e estratégias refletirão verdadeiramente as necessidades e potencialidades do Piauí, levando-o a um patamar mais elevado de desenvolvimento.

Clique aqui para mais informações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:22 de fevereiro de 2024