A Parceria Europeia para a Biodiversidade (Biodiversa+) lançou nesta terça-feira (10), a chamada transnacional conjunta BiodivTransform 2024-2025, voltada para o fomento de pesquisas que busquem soluções para a crise global da biodiversidade. Com o tema “Biodiversidade e Mudança Transformativa”, a iniciativa busca apoiar projetos de pesquisa transnacional e colaborativa, unindo disciplinas e setores para identificar, analisar e compreender processos de transformação que possam deter e reverter o declínio da biodiversidade em todo o mundo.
A proposta é incentivar projetos que envolvam não apenas a pesquisa científica, mas também a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, como ciências naturais, ciências técnicas, ciências sociais, humanidades e artes. O foco está em identificar soluções inovadoras para reverter o declínio alarmante da biodiversidade, proporcionando um futuro mais sustentável.
Participação brasileira
No Brasil, a chamada é apoiada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e os projetos selecionados terão financiamento das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à iniciativa. Entre as FAPs participantes estão:
- Fundação Araucária (Paraná)
- FAPDF (Distrito Federal)
- FAPEAL (Alagoas)
- FAPEAM (Amazonas)
- FAPEAP (Amapá)
- FAPEMA (Maranhão)
- FAPEMAT (Mato Grosso)
- FAPEMIG (Minas Gerais)
- FAPEPI (Piauí)
- FAPERGS (Rio Grande do Sul)
- FAPERJ (Rio de Janeiro)
- FAPES (Espírito Santo)
- FAPESB (Bahia)
- FAPESC (Santa Catarina)
- FAPESP (São Paulo)
- FAPESPA (Pará)
- FAPESQ (Paraíba)
- FAPT (Tocantins)
- FAPERR (Roraima)
- FUNDECT (Mato Grosso do Sul)
Pesquisadores de estados cujas FAPs não participam diretamente da chamada poderão ser financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Regras de elegibilidade
Para serem elegíveis, os consórcios de pesquisa devem incluir equipes de, no mínimo, 3 países que participem financeiramente da chamada, sendo obrigatória a inclusão de pelo menos 2 Estados-Membros da União Europeia ou países associados à União Europeia.
Pesquisadores brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação das respectivas FAPs participantes ou do CNPq, em: https://www.biodiversa.eu/biodivtransform-participating-funding-organisations .
Cronograma
- Lançamento da chamada: 10 de setembro de 2024
- Prazo para envio de pré-propostas: 8 de novembro de 2024
- Prazo para envio de propostas completas: 11 de abril de 2025
- Início dos projetos: entre 1º de dezembro de 2025 e 1º de abril de 2026
A chamada representa uma oportunidade importante para cientistas brasileiros contribuírem com soluções globais para a preservação da biodiversidade, reforçando a importância da cooperação internacional na pesquisa científica.
Acesse a íntegra da chamada transnacional conjunta BiodivTransform 2024: https://www.biodiversa.eu/2024/06/11/2024-2025-joint-call/
Fonte: CONFAP com adaptações