Pensando no fortalecimento das ações de extensão universitária, com foco na capacitação e valorização de professores, representantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estiveram na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), na última sexta-feira (23), para discutir a possibilidade de um edital pioneiro voltado à concessão de bolsas de extensão para docentes da UESPI.
Participaram da reunião o presidente da Fapepi, João Xavier, o diretor Técnico-Científico, Pedro Soares, o diretor Administrativo-Financeiro, Ernaldo Vale, além da pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, Ivoneide Alencar.
O encontro teve como principal pauta o diálogo acerca de critérios e objetivos do edital destinado a apoiar professores em suas atividades de extensão. A iniciativa visa integrar ainda mais a universidade às necessidades sociais e econômicas do estado, proporcionando aos docentes condições de desenvolver projetos que tenham impacto direto nas comunidades piauienses.
A pró-reitora da PREX da UESPI destacou que a iniciativa será um marco para a universidade, uma vez que este será o primeiro Edital voltado para implantação de uma bolsa de extensão docente.
“Estamos muito felizes enquanto universidade, essa iniciativa é oriunda de um dissídio coletivo. Nós temos novidades para o quantitativo e em breve vamos ter uma reunião com a ADCESP, que é a associação que cuida dos professores. Então, estamos aqui com esse intuito de chegar a um quantitativo de bolsas e vamos sair com algumas propostas pré-organizadas para levar ao governo do estado”, destacou Ivoneide Alencar.
O apoio às atividades de extensão é essencial para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a sociedade. As bolsas vão permitir que os professores se dediquem com mais intensidade a esses projetos, o que trará benefícios diretos para as comunidades atendidas.
A iniciativa é fruto de um esforço conjunto que visa promover a valorização do trabalho acadêmico voltado à extensão. Para o presidente da Fapepi, João Xavier, a parceria com a UESPI será importante para para consolidar a extensão universitária como uma ferramenta fundamental de transformação social e econômica no estado.
A integração entre as políticas de desenvolvimento econômico e educacional do estado criam um caminho para que o conhecimento produzido na universidade tenha um impacto direto nas políticas públicas de desenvolvimento, ao aliar a inovação acadêmica às necessidades concretas da população.
Com essa iniciativa, espera-se que a UESPI consolide sua posição como um dos principais agentes de transformação social e econômica do Piauí, ao mesmo tempo em que valoriza e capacita seus docentes, contribuindo também para a formação de estudantes e para o avanço do conhecimento aplicado em diversas áreas.