Aconteceu no último dia 31 de outubro, uma importante reunião que marca o esforço conjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), para melhorar a qualidade do ensino piauiense, especialmente na área de matemática.

O encontro realizado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí contou com a presença do presidente e do diretor técnico-científico da FAPEPI, João Xavier e Pedro Soares, do superintendente de Ensino da SEDUC, Antônio Amaral bem como professores dos departamentos de matemática da UFPI, Humberto Soares, Jurandir Lopes e João Carlos Souza e da UESPI, Arnaldo Brito.

Parceria entre FAPEPI, SEDUC, instituições de ensino superior e Sociedade Brasileira de Matemática demonstra o compromisso em transformar a educação no Piauí.

Na oportunidade, foram debatidas propostas e ideias para a criação de ações que impulsionem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no estado.

O IDEB é um indicador que mede a qualidade da educação no Brasil, considerando o desempenho dos alunos em avaliações de matemática e língua portuguesa. Em busca de resultados mais expressivos, as instituições envolvidas na reunião delinearam dois pontos cruciais para direcionar seus esforços.

A primeira envolve a qualificação dos docentes da rede estadual de ensino por meio do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A iniciativa vai permitir que os professores tenham acesso a um programa de mestrado de alta qualidade, voltado para aprimorar suas habilidades pedagógicas e conhecimento em matemática. Isso vai contribuir para que estejam mais preparados para levar uma educação de excelência aos estudantes piauienses.

O segundo ponto discutido foi a produção de material de apoio didático para os programas de ensino da SEDUC-PI, incluindo o “SEDUC Olímpica”. A intenção é criar materiais que sejam atrativos, atualizados e alinhados com as necessidades dos estudantes, de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e interessante.

Com a expertise das instituições de ensino superior e o envolvimento de professores com vasta experiência em matemática, será possível desenvolver recursos educacionais que atendam às demandas específicas do currículo escolar do Piauí, tornando o aprendizado da matemática mais acessível e estimulante.

“A reunião de forças de todas as instituições faz com que cada uma delas consiga alocar aquilo que é da sua maior expertise. Acredito que as instituições vão contribuir para o avanço da qualidade do ensino em uma velocidade maior conforme deseja o governo”, destacou o superintendente de Ensino da SEDUC, Antônio Amaral”.

Todas as ideias e propostas discutidas durante a reunião serão apresentadas ao secretário estadual de educação. A intenção é garantir que as iniciativas recebam o apoio e a implementação necessários para alcançar o objetivo de elevar o IDEB e melhorar a qualidade do ensino no estado, em especial na área da matemática.

O esforço conjunto entre SEDUC, FAPEPI, instituições de ensino superior e Sociedade Brasileira de Matemática demonstra um compromisso em transformar a educação no Piauí, investindo não apenas em recursos, mas também na formação de professores e na produção de materiais didáticos de alta qualidade. Esse é um passo importante em direção a um futuro em que os estudantes do Piauí possam desfrutar de uma educação de excelência, com foco na matemática e em outras áreas-chave do conhecimento.

“Acreditamos que o investimento na educação é o alicerce para o desenvolvimento do nosso estado. Ao trabalharmos juntos, estamos fortalecendo o compromisso de oferecer aos nossos estudantes as ferramentas necessárias para um futuro brilhante. A matemática desempenha um papel crucial em suas vidas e em nossa sociedade, e é nosso dever proporcionar a eles as melhores oportunidades de aprendizado. A FAPEPI está empenhada em apoiar e liderar iniciativas que promovam a excelência na educação, pois acreditamos que é por meio dela que construímos um Piauí mais forte e próspero. Esta parceria é um marco importante nesse caminho”, afirmou o presidente da FAPEPI, professor João Xavier.

• Última modificação do post:1 de novembro de 2023