Presidente da FAPEPI, professor João Xavier, ao lado da secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa e do governador Rafael Fonteles.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), recebeu nesta sexta-feira, 8 de março, o Selo Pró-Equidade. O reconhecimento foi concedido em virtude do compromisso demonstrado com a promoção da diversidade e equidade de gênero dentro da instituição. A entrega do Selo aconteceu durante cerimônia realizada no Palácio de Karnak, em Teresina, e marcou a 3ª edição do Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade – 2023, promovido pela Secretaria Estadual de Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMPI).

A solenidade de entrega do Selo foi marcada por um clima de celebração e reconhecimento, em especial, pela passagem do Dia da Mulher. O evento contou com a presença do Governador Rafael Fonteles, do presidente da FAPEPI, professor João Xavier, além de secretários de estado e outras autoridades representantes do poder público. Em seus discursos, os presentes destacaram a importância do reconhecimento do compromisso das instituições com a equidade de gênero e a necessidade contínua de avançar nessa pauta, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Professor João Xavier, presidente da FAPEPI.

O presidente da FAPEPI enfatizou a importância do Selo para a Fundação. “Receber o Selo Pró-Equidade é uma honra e um reconhecimento do nosso incessante compromisso com a promoção da igualdade de gênero e da diversidade em todas as esferas da nossa atuação. Estamos profundamente comprometidos em criar um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, onde todos os nossos colaboradores se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento”, destacou João Xavier.

O Selo Pró-Equidade é uma forma de incentivo para que as instituições continuem a investir em políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade no ambiente de trabalho. Essa iniciativa reforça o papel fundamental que as organizações públicas têm na construção de uma sociedade mais justa, onde cada indivíduo tenha seus direitos garantidos, independentemente de gênero, raça ou origem.

Além da FAPEPI, outras instituições foram agraciadas com o Selo Pró-Equidade como a Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN), a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC), a Secretaria de Governo (SEGOV), a Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES), a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A FAPEPI e as demais instituições agraciadas com o Selo Pró-Equidade demonstram, assim, seu compromisso não apenas com a excelência em suas respectivas áreas de atuação, mas também com a construção de um Piauí e um Brasil mais igualitários e inclusivos. Este reconhecimento não é apenas um prêmio, mas um lembrete do caminho que ainda é preciso percorrer em direção a uma sociedade verdadeiramente equitativa e justa para todos os seus membros.

Após a cerimônia no Palácio de Karnak , os servidores e servidoras da FAPEPI participaram de momento comemorativo na Fundação em alusão ao Dia da Mulher.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:8 de março de 2024