Fapepi e UFPI discutem colaboração da matemática na SoberanIA

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) recebeu, na ultima sexta-feira, a visita de professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para discutir um tema estratégico : O papel da Matemática no desenvolvimento da SoberanIA — uma inteligência artificial concebida com o objetivo de impulsionar soluções tecnológicas alinhadas às demandas do Piauí.

Os professores Micael Cardoso e Sandoel Vieira foram recebidos na sede da Fapepi pelo presidente, João Xavier, para uma reunião de alinhamento sobre as contribuições que o conhecimento matemático pode oferecer ao aprimoramento da SoberanIA. O encontro também marcou um esforço de aproximação institucional entre o departamento de Matemática da UFPI e o Governo do Estado, por meio da fundação.

A reunião tratou de como a SoberanIA está sendo desenvolvida e de que forma pode não apenas se beneficiar da Matemática avançada, mas também abrir novas frentes para o ensino, a pesquisa e a formulação de políticas públicas na área. “É um diálogo promissor, que mostra que a Matemática tem um papel decisivo na formulação de soluções de inteligência artificial voltadas para realidades locais”, pontuou professor Micael.

Foto: Maria Catiany

Outro ponto importante da agenda foi a importância de alinhar os interesses acadêmicos do Departamento de Matemática às prioridades do Estado, com vistas à parceria para construção de projetos. A proposta é que, com apoio da Fapepi, o conhecimento gerado nas universidades públicas possa contribuir mais diretamente para desafios práticos da gestão pública e do desenvolvimento regional.

O encontro potencializa o desafio do Governo do Estado, por meio da Fapepi, na criação de pontes entre ciência, tecnologia e políticas públicas. A SoberanIA, nesse sentido, é mais do que uma ferramenta tecnológica: é uma aposta no conhecimento produzido localmente como vetor de desenvolvimento.

A expectativa é que os próximos passos resultem em novos projetos colaborativos entre a UFPI e o governo estadual, consolidando a Matemática como um dos pilares da construção de um futuro mais inteligente para o Piauí.