Nesta quarta-feira (01) foi realizada reunião na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), com professores da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. João Sammy e o Prof. Dr. José Ribeiro dos Santos Júnior representante do Conselho Federal de Química (CFQ). Com o objetivo de apresentar um proposta de acordo de cooperação entre a FAPEPI e o CFQ, representado pelo Prof. Dr. José Ribeiro, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conselheiro do CFQ.

A Assessora de Gabinete da FAPEPI, Eliana Abreu, falou sobre o interesse da instituição para a implantação desse acordo.

“Nós fomos procurados pelo Conselho Federal de Química, na pessoa do Professor José Ribeiro, para firmarmos um acordo de cooperação técnica para algumas atividades na área de Química. E nesse sentido, a FAPEPI foi muito receptiva e estamos aguardando, agora, os termos do acordo para que a gente possa conduzir as negociações até firmar esse acordo”, destaca Eliana Abreu.

O Prof. Dr. José Ribeiro dos Santos Júnior, destacou a importância desse acordo para o Piauí e para essa área do conhecimento científico.

“Considerando, a priori, que a gente vai fazer depende de química, seja desinfetante, detergentes, corantes, jeans, tudo tem um pedaço da química. Borracha, polímero. E como aqui no estado tem três instituições que trabalham com química, a Universidade Federal, Estadual e o Instituto Federal, a gente acha que o caminho para ajudar a desenvolver, a trazer mais profissionais e melhorar a qualidade dos profissionais seria um convênio para fomentar na sociedade esse processo de química. Seja o professor que vai dar aula de química, para desmistificar aquela ideia de que a química é um bicho-papão. Não é nada disso. Então, para isso, você treina o professor. Como também criar a consciência de que desmistificando ainda mais uma vez o quê as pessoas têm da química, que é ruim, não é. Química é o bem. Sem a química, a gente não conseguiria fazer, porque adubo para poder fazer defensivos agrícolas, para aumentar a produção. Então, tudo praticamente tá envolvendo química e é nesse sentido que a gente acha que divulgar, congregar a sociedade vai fazer um trabalho bem interessante”, destaca o professor.

O professor também destacou que a ideia de firmar este acordo vem a partir de um planejamento que teve seu surgimento no fim do ano de 2022.

“Essa ideia de trazer para o Estado foi a partir de uma discussão no Conselho Federal de Química, em que o conselho se propôs a ajudar a realizar um evento dessa natureza de divulgação e conhecimento dessa área para a sociedade. Essa ideia nasceu no fim do mês de outubro e novembro do ano passado. Tomei a iniciativa de conversar com o presidente da FAPEPI, Professor Xavier, e aí ver o quê que a gente pode fazer”, acrescenta.

O acordo ainda não foi firmado, mas as partes interessadas estão dialogando para sua efetiva celebração. 

“Para a implantação e quais são os tipos de recursos ou materiais ainda será discutido, porque a gente só está criando as bases para isso. Como essas coisas dependem de recurso, e a gente tem que ver no conselho federal qual a disponibilidade que eles podem trazer. Isso é bom para a gente, pois seria um piloto para o Conselho Federal, também seria interessante fazer um piloto, para depois estender ao resto do país”, finaliza.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:3 de fevereiro de 2023