Entre os dias 2 e 3 de maio aconteceu a Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na cidade de Recife. A capital pernambucana foi palco de um dos eventos mais significativos para o desenvolvimento científico e tecnológico da região nordestina. Neste cenário de troca de conhecimentos e experiências, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), esteve representada pelo professor João Batista Lopes, assessor técnico da presidência da instituição.

Professor João Batista durante sua participação na mesa solene.

Com uma programação diversificada e enriquecedora, a Conferência abordou temas de extrema relevância para o avanço da ciência e da inovação no Nordeste. Desde apresentações culturais até mesas redondas com debates acalorados, o evento proporcionou um ambiente para a reflexão e o diálogo sobre os desafios e as oportunidades no campo da CT&I na região.

Dentre os destaques da programação, as mesas redondas se destacaram abordando temáticas cruciais para o fortalecimento do setor produtivo no nordeste, como “Inovação no Setor Produtivo Nordestino”, “Estratégia de CT&I para o Ecossistema Nordestino”, “Assimetrias Regionais no Sistema de CT&I” e “CT&I para o Desenvolvimento Social”. Tais discussões não apenas elucidaram os obstáculos enfrentados, mas também delinearam possíveis soluções e estratégias para impulsionar a CT&I na região.

Os grupos de trabalho também desempenharam um papel fundamental ao promoverem discussões mais aprofundadas e a troca de experiências entre os participantes, possibilitando a identificação de demandas específicas e a formulação de estratégias concretas para o fortalecimento do ecossistema de CT&I no Nordeste.

Durante sua apresentação na Conferência Regional, o professor João Batista defendeu o investimento em pesquisa, inovação e educação, bem como o fortalecimento da integração entre as instituições de pesquisa, as empresas e o governo para incentivar o empreendedorismo, a criação de startups e a promoção da inclusão digital e o acesso à internet em toda a região, de modo a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas ideias e tecnologias e transformar o Nordeste em uma referência em inovação e desenvolvimento sustentável.

Além da FAPEPI, o evento contou com a participação de figuras proeminentes, incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luciana Santos, representantes de diversas universidades e fundações de amparo à pesquisa do Nordeste, bem como a governadora de Pernambuco, Raquel Lucena. Essa diversidade de vozes e perspectivas enriqueceu os debates e contribuiu para a construção de um panorama abrangente sobre os desafios e as potencialidades da CT&I na região.

A colaboração e o engajamento de todos são fundamentais para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no horizonte da CT&I, contribuindo assim para a construção de um futuro mais próspero e inovador, uma vez que todas as discussões realizadas tanto nas conferências estaduais quanto na conferência regional, vão culminar na elaboração de um documento contendo propostas que será levado para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), agendada para ocorrer de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. Esse documento será fundamental na elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024 – 2030.

A presença da FAPEPI na Conferência Regional de CT&I em Recife reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Piauí e da região Nordeste como um todo.

• Última modificação do post:9 de maio de 2024