Entre os dias 2 e 3 de maio aconteceu a Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na cidade de Recife. A capital pernambucana foi palco de um dos eventos mais significativos para o desenvolvimento científico e tecnológico da região nordestina. Neste cenário de troca de conhecimentos e experiências, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), esteve representada pelo professor João Batista Lopes, assessor técnico da presidência da instituição.
Com uma programação diversificada e enriquecedora, a Conferência abordou temas de extrema relevância para o avanço da ciência e da inovação no Nordeste. Desde apresentações culturais até mesas redondas com debates acalorados, o evento proporcionou um ambiente para a reflexão e o diálogo sobre os desafios e as oportunidades no campo da CT&I na região.
Dentre os destaques da programação, as mesas redondas se destacaram abordando temáticas cruciais para o fortalecimento do setor produtivo no nordeste, como “Inovação no Setor Produtivo Nordestino”, “Estratégia de CT&I para o Ecossistema Nordestino”, “Assimetrias Regionais no Sistema de CT&I” e “CT&I para o Desenvolvimento Social”. Tais discussões não apenas elucidaram os obstáculos enfrentados, mas também delinearam possíveis soluções e estratégias para impulsionar a CT&I na região.
Os grupos de trabalho também desempenharam um papel fundamental ao promoverem discussões mais aprofundadas e a troca de experiências entre os participantes, possibilitando a identificação de demandas específicas e a formulação de estratégias concretas para o fortalecimento do ecossistema de CT&I no Nordeste.
Durante sua apresentação na Conferência Regional, o professor João Batista defendeu o investimento em pesquisa, inovação e educação, bem como o fortalecimento da integração entre as instituições de pesquisa, as empresas e o governo para incentivar o empreendedorismo, a criação de startups e a promoção da inclusão digital e o acesso à internet em toda a região, de modo a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas ideias e tecnologias e transformar o Nordeste em uma referência em inovação e desenvolvimento sustentável.
Além da FAPEPI, o evento contou com a participação de figuras proeminentes, incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luciana Santos, representantes de diversas universidades e fundações de amparo à pesquisa do Nordeste, bem como a governadora de Pernambuco, Raquel Lucena. Essa diversidade de vozes e perspectivas enriqueceu os debates e contribuiu para a construção de um panorama abrangente sobre os desafios e as potencialidades da CT&I na região.
A colaboração e o engajamento de todos são fundamentais para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no horizonte da CT&I, contribuindo assim para a construção de um futuro mais próspero e inovador, uma vez que todas as discussões realizadas tanto nas conferências estaduais quanto na conferência regional, vão culminar na elaboração de um documento contendo propostas que será levado para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), agendada para ocorrer de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. Esse documento será fundamental na elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024 – 2030.
A presença da FAPEPI na Conferência Regional de CT&I em Recife reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Piauí e da região Nordeste como um todo.