Durante reunião realizada na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, no último dia 12 de março, foi lançado o documento intitulado “Ciência, Tecnologia e Inovação para alguns dos principais desafios do Nordeste”. Este trabalho é fruto da colaboração de quase 100 pesquisadores da região, representando diversas instituições, com o propósito de oferecer contribuições importantes para a Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de propor políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento da região.

O documento abrange temas estratégicos que são fundamentais para o desenvolvimento do Nordeste. (Fotos: ASCOM/FAPEMA).

Elaborado pela Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento, o documento abrange sete temas cruciais que afetam diretamente o Nordeste, delineando estratégias e propostas em áreas como “Energias Renováveis e Biocombustíveis”, “Recursos Hídricos e Pesquisas Oceânicas”, “Biomas, Biodiversidade e Mudanças Climáticas”, “Universidades, Pós-graduação e Responsabilidade”, “Biotecnologia e Produção de Alimentos”, “Empregabilidade e Fixação de Talentos” e “Tecnologias Sociais e de Combate à Pobreza”.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) desempenhou um papel importante nesse processo, sendo representada pelo seu presidente, professor João Xavier. Sob sua coordenação, a FAPEPI contribuiu ativamente para o grupo de trabalho voltado para as “Tecnologias Sociais e Combate à Pobreza”. Este grupo, composto também pelo presidente da FAPESQ, Rangel Júnior, e com a colaboração dos professores Gilvan Moreira do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Juan Aguiar da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), bem como do assessor da FAPEPI, Ciro Sá, dedicou seus esforços para explorar soluções inovadoras que abordam questões fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da região nordestina.

Iniciativa conjunta entre pesquisadores, instituições de pesquisa e agências de fomento como a FAPEPI evidencia o potencial da colaboração interinstitucional para enfrentar os desafios regionais e promover o avanço científico e tecnológico de forma integrada e sustentável.
(Fotos: ASCOM/FAPEMA).

O presidente da FAPEPI, João Xavier, expressou sua satisfação com o resultado alcançado e reforçou o compromisso contínuo da instituição em contribuir para o avanço do conhecimento científico e tecnológico:

“É fundamental que a FAPEPI esteja envolvida em iniciativas como essa, que visam não apenas identificar os desafios enfrentados pela nossa região, mas também propor soluções baseadas em conhecimento científico e tecnológico. Ao contribuir para este documento, estamos fortalecendo o papel da pesquisa e da inovação como ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste, especialmente no que diz respeito ao combate à pobreza e à promoção da inclusão social. Acreditamos que essa colaboração entre instituições de pesquisa e agências de fomento é fundamental para construirmos um futuro mais próspero e equitativo para nossa região”, destacou.

A participação da FAPEPI e de seus representantes demonstra o compromisso contínuo do estado do Piauí com o avanço da ciência, tecnologia e inovação, especialmente na busca por soluções que possam enfrentar os desafios socioeconômicos da região nordestina. Este é um passo significativo em direção a um futuro mais promissor e sustentável para todos os estados do Nordeste brasileiro.

FONTE: FAPEAL COM ADAPTAÇÕES.

Clique aqui para acessar o documento.

• Última modificação do post:16 de março de 2024