A cidade de Santarém no Pará está sendo o palco dos debates sobre ciência, tecnologia e inovação durante o Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, que acontece entre os dias 27 e 30 de setembro. Com o tema “Desafios da Amazônia”, o evento reúne presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à CT&I, promovendo um espaço crucial para o debate das questões científicas e tecnológicas do Brasil e, especialmente, da região Amazônica.

O Fórum, que já se consolidou como um dos principais encontros do setor no país, está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Nesse cenário, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) se destaca como uma das instituições representantes das FAPs no evento. Com um compromisso sólido de fomentar a pesquisa científica e a inovação no território piauiense, a FAPEPI levou para o Fórum sua experiência na promoção de projetos e iniciativas que podem contribuir para o desenvolvimento da região Nordeste, em especial, para a Amazônia Legal.

A presença da FAPEPI no Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP evidencia a importância do trabalho conjunto das FAPs na busca por soluções para os desafios únicos enfrentados pela Amazônia. Com uma vasta gama de biomas, uma rica biodiversidade e questões socioambientais complexas, a região Amazônica demanda uma abordagem interdisciplinar e cooperação entre estados e instituições de pesquisa.

O presidente da FAPEPI, professor João Xavier, destacou a importância da Fundação marcar presença no evento: “estamos honrados em fazer parte do Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP e contribuir para os debates sobre os desafios da Amazônia. A Amazônia é um patrimônio natural e cultural de incalculável valor para o Brasil e o mundo, e é nosso dever investir em pesquisas que contribuam para sua preservação e desenvolvimento sustentável. A FAPEPI tem se dedicado a apoiar projetos inovadores e a promover a cooperação entre estados, e esta é uma oportunidade ímpar de compartilhar nossas experiências e aprender com outras regiões do país.”

O Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP é uma oportunidade única para que as FAPs, como a FAPEPI, colaborem ativamente na formulação de políticas e na construção de um futuro mais promissor para a região Amazônica. Com a presença marcante de representantes de todo o Brasil, o evento se consolida como um espaço privilegiado para a troca de conhecimento e a criação de parcerias estratégicas que impulsionarão a pesquisa e a inovação na Amazônia e em todo o país.

Clique aqui para acessar a programação do evento.

FONTE: CONFAP com adaptações.

• Última modificação do post:29 de setembro de 2023