Nesta terça-feira (21), aconteceu no Centro Educacional de Ensino Profissional (CEEP) José Pacífico, em Teresina, a abertura da CITER POP, um evento que visa popularizar o interesse dos estudantes pela ciência, especialmente no desenvolvimento de ideias e políticas públicas para a geração de energia limpa e sustentável.
Na oportunidade, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) marcou presença ao lado de pesquisadores, alunos e professores da rede pública de ensino. Entre os presentes, a diretora de desenvolvimento científico e tecnológico da FAPEPI, Eliciana Vieira e Paulo Henrique Pinheiro, superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC).
Com uma série de atividades que antecedem a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER), programada para acontecer no Centro de Convenções de Teresina entre os dias 3 a 5 de junho, a CITER POP visa envolver os estudantes e a comunidade escolar em discussões sobre sustentabilidade e tecnologia, buscando estimular o interesse pela ciência desde a educação básica.
A iniciativa abrange diversas ações, incluindo palestras, feiras do conhecimento e painéis, distribuídos por escolas da Rede Estadual de Ensino.
Na quarta-feira (22), será realizada ás 14h uma abertura solene na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), uma das correalizadoras do evento, contando com a participação do corpo docente da instituição.
No dias seguintes, a programação da CITER POP segue em outras escolas, como a PREMEN Norte, que sediará atividades no dia 23 de maio, com destaque para uma introdução ao hidrogênio verde. Em 27 de maio, o Centro Estadual de Tempo Integral Júlia Nunes receberá painéis e feiras sobre tecnologia e sustentabilidade, enquanto em 28 de maio, na Escola Liceu Piauiense, um painel sobre o estado do Piauí será o destaque, acompanhado por uma feira de tecnologia.
A participação da FAPEPI e demais entidades evidencia o comprometimento com a promoção da educação científica e tecnológica no estado, preparando as novas gerações para os desafios do desenvolvimento sustentável e da inovação. A CITER POP se firma como um espaço fundamental para a troca de conhecimento e o estímulo ao pensamento crítico, fortalecendo o cenário científico e educacional do Piauí.