Aconteceu na cidade de Parnaíba na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, o lançamento da pedra fundamental dos dois maiores empreendimentos em produção de hidrogênio verde global, que promete redefinir os rumos da produção de energia limpa no Brasil e no mundo.

O ponto central dessa revolução energética é o HUB de Hidrogênio Verde, que visa abastecer o mercado europeu e tornar o Piauí referência na produção desta energia limpa e renovável. O projeto monumental localizado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, está prestes a receber grandes investimentos na ordem de R$200 bilhões de reais. A expectativa é que a Green Energy Park e a Solatio, empresas responsáveis pelos dois empreendimentos, juntas, possam gerar 20 mil empregos na região com uma produção energética de 20GW.

As obras das usinas para a produção de amônia, que depois será beneficiada em hidrogênio, devem começar no final de 2024. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até o ano de 2035.

Durante o evento inaugural diversas autoridades marcaram presença. Além do governador Rafael Fonteles e do vice-presidente Geraldo Alckmin, estiveram presentes, o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, e o Diretor-Presidente da ZPE do Piauí, Álvaro Nolleto. Também é importante destacar entre os participantes, a presença da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), representada pela Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Eliciana Vieira.

A presença da FAPEPI neste evento histórico mostra o compromisso da Fundação com a pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico do Piauí, destacando seu papel fundamental na viabilização e consolidação de projetos que não apenas impulsionam a economia do estado, mas também contribuem para a sustentabilidade ambiental em nível global.

O HUB de Hidrogênio Verde promete não apenas transformar a matriz energética piauiense, mas também alçar o estado a um patamar de relevância global na transição para uma economia mais limpa e sustentável. Com a participação ativa da FAPEPI nesse cenário científico-tecnológico a região ganha impulso, consolidando o Piauí como um centro de excelência na inovação e na pesquisa de energias renováveis.

Este marco inaugural não apenas simboliza o começo de uma era promissora na produção de hidrogênio verde, mas também evidencia o comprometimento do Piauí e de suas instituições, como a FAPEPI, em serem protagonistas ativos na construção de um futuro mais sustentável e próspero para todos.

Fonte: Governo do Piauí com adaptações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:18 de dezembro de 2023