Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e do Governo do Estado, desenvolvem tecnologias para produção sustentável de cajás com o objetivo de produzir alimentos de forma mais eficiente, responsável e sustentável.
Em entrevista concedida à Tv Cidade Verde, o pesquisador da EMBRAPA Lúcio Flavo, destaca que o estudo visa buscar o tamanho ideal da cajazeira para facilitar os tratos culturais e a colheita dos frutos.
O estudo pioneiro intitulado, Cajá Teresina, abre espaço para a fruticultura regional e a produção em larga escala, visto que normalmente 1 hectare abriga em média 100 plantas e cada planta produz 80kg de cajás por ano. Com o novo sistema de produção e material genético recomendado pelos pesquisadores, o desempenho do pomar pode chegar de 8 a 10 mil kg por hectare ao ano
Desde 2018 a FAPEPI tem investido no projeto de produção sustentável de cajás e abrindo as portas para novos projetos de fruticultura. O presidente da fundação, João Xavier, esteve conhecendo o projeto e reafirmando o incentivo à pesquisa.
Para o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Ciro Sá, a parceira com a EMBRAPA tem rendido bons frutos com o conhecimento distribuído aos produtores para que possam produzir cada vez mais.
O estudo da Embrapa sobre a produção sustentável de cajás no Piauí é um exemplo de como a pesquisa e a inovação podem contribuir para a adoção de práticas mais eficientes e responsáveis na produção de alimentos, possibilitando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida das pessoas.
Confira a matéria completa aqui.
FONTE: TV CIDADE VERDE