Estudo pioneiro intitulado, Cajá Teresina, abre espaço para a fruticultura regional e a produção em larga escala.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e do Governo do Estado, desenvolvem tecnologias para produção sustentável de cajás com o objetivo de produzir alimentos de forma mais eficiente, responsável e sustentável. 

Em entrevista concedida à Tv Cidade Verde, o pesquisador da EMBRAPA Lúcio Flavo, destaca que o estudo visa buscar o tamanho ideal da cajazeira para facilitar os tratos culturais e a colheita dos frutos.  

O estudo pioneiro intitulado, Cajá Teresina, abre espaço para a fruticultura regional e a produção em larga escala, visto que normalmente 1 hectare abriga em média 100 plantas e cada planta produz 80kg de cajás por ano. Com o novo sistema de produção e material genético recomendado pelos pesquisadores, o desempenho do pomar pode chegar de 8 a 10 mil kg por hectare ao ano  

Presidente da FAPEPI, João Xavier, conhecendo o projeto de produção sustentável de cajás.

Desde 2018 a FAPEPI tem investido no projeto de produção sustentável de cajás e abrindo as portas para novos projetos de fruticultura. O presidente da fundação, João Xavier, esteve conhecendo o projeto e reafirmando o incentivo à pesquisa. 

Para o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Ciro Sá, a parceira com a EMBRAPA tem rendido bons frutos com o conhecimento distribuído aos produtores para que possam produzir cada vez mais. 

O estudo da Embrapa sobre a produção sustentável de cajás no Piauí é um exemplo de como a pesquisa e a inovação podem contribuir para a adoção de práticas mais eficientes e responsáveis na produção de alimentos, possibilitando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida das pessoas. 

Confira a matéria completa aqui.

FONTE: TV CIDADE VERDE 

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:24 de abril de 2023