Fapepi integra lançamento da Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) participou, nesta segunda-feira (17), do lançamento da Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior, iniciativa da Capes/MEC que pretende redefinir as prioridades da pós-graduação brasileira nos próximos anos. A instituição foi representada pelo diretor técnico científico, Pedro Soares, que acompanhou o evento na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em Brasília.

Fruto de articulação entre o Ministério da Educação, a Capes e os governos estaduais, a Agenda Nacional mapeou, ao longo dos últimos meses, os temas estratégicos considerados prioritários nas 27 unidades da federação, a fim de orientar a formação e fixação de mestres e doutores, além de incentivar a atração de pós doutores para projetos de pesquisa de alto impacto.

Parceiras históricas da Capes, as FAPs têm exercido papel cada vez mais estratégico na implementação de políticas de ciência, tecnologia e inovação nos estados. Para o Confap, a Agenda Nacional inaugura um novo ciclo de cooperação entre União e governos estaduais na formação avançada de recursos humanos.

A presença da Fapepi no lançamento demonstra o interesse do Piauí em ampliar a qualificação de seus pesquisadores e consolidar políticas de fixação de doutores no estado — um dos desafios históricos da região.

Com a Agenda agora oficialmente apresentada, a Capes inicia a fase de implementação, que deve envolver novas chamadas públicas, acordos de cooperação e programas de incentivo à formação de alto nível em todo o país.