Com o intuito de estreitar laços e discutir novas parcerias voltadas ao fortalecimento do setor mineral do Piauí, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), representada pelo presidente, João Xavier, esteve acompanhada por equipes da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em uma série de visitas técnicas aos municípios de Piripiri e Pedro II, na última sexta-feira (25).
O grupo percorreu instalações de empresas e centros estratégicos para o desenvolvimento mineral do estado. Uma iniciativa importante para reforçar a colaboração entre as instituições e discutir novas estratégias para a formação de profissionais qualificados bem como o desenvolvimento de projetos inovadores que podem dinamizar a economia local e regional.
Em Piripiri, a comitiva visitou a mineradora Lion Mining, que atua na extração e processamento de minério de ferro, gerando mais de 150 empregos diretos e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. A empresa se destaca por promover um impacto positivo nas comunidades rurais locais, onde grande parte da mão de obra é empregada. “Nosso objetivo é encontrar maneiras de potencializar o trabalho realizado, de modo que o desenvolvimento econômico seja acompanhado por ações de sustentabilidade e inovação”, destacou João Xavier.
Já no município de Pedro II, conhecido pela riqueza de suas opalas, a Fapepi e os parceiros visitaram o Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais (Cetam), reativado recentemente para impulsionar a produção de opalas. O centro faz parte do projeto de Arranjo Produtivo Local (APL), que visa profissionalizar a cadeia produtiva da opala, desde o garimpo até a lapidação, e elevar a qualidade do produto final, que é de grande importância econômica e cultural para o estado.
Para o presidente da Fapepi, João Xavier, o CETAM é um exemplo de como é possível combinar tradição e inovação para que o setor mineral piauiense tenha uma produção de qualidade e gere novas oportunidades de emprego e renda. Segundo ele, o apoio da Fundação em parceria com o Ifpi e a Uespi é fundamental para garantir a capacitação e a pesquisa no setor mineral, permitindo que o estado se destaque nacionalmente na produção de opalas.
As visitas realizadas na última sexta-feira (25), marcam um passo importante para o futuro do estado e refletem o compromisso do governo estadual em apoiar o crescimento do setor mineral piauiense, de forma a construir um ecossistema de inovação que considera as potencialidades locais e respeita o meio ambiente.
A Fapepi enquanto parceira estratégica, assume um papel importante no desenvolvimento científico e tecnológico estadual, contribuindo para que o setor mineral do Piauí tenha um futuro promissor, tanto em termos de desenvolvimento econômico quanto de geração de emprego e inclusão social.