Fapepi e UFPI realizam seminário para avaliar projetos de pós-graduação com foco no desenvolvimento estratégico do Nordeste

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio de comissão coordenada pelo professor Dr. Elmo Lima e formada por representantes de programas de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, como: Educação, Engenharias de Materiais e Elétrica, Saúde Humana e Animal , promove, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi), o Seminário Integrado de Avaliação de Projetos de Pós-Graduação para o Desenvolvimento Estratégico do Nordeste. O evento acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPI.

O seminário é considerado um marco no Piauí para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), fruto de convênio entre a Fapepi e a CAPES. O objetivo é fortalecer a formação de recursos humanos altamente qualificados e ampliar a pesquisa científica no estado, com atenção especial às demandas do semiárido e aos eixos estratégicos de desenvolvimento regional.

Segundo o coordenador do seminário, professor Elmo Lima, “o evento representa um momento fundamental de troca de conhecimentos entre pesquisadores da pós-graduação e a sociedade, explorando as possibilidades de desenvolvimento estratégico do Piauí. Também é uma oportunidade para evidenciar as contribuições das pesquisas realizadas nas universidades públicas, que impactam diretamente a vida da população e contribuem para a formulação de políticas de desenvolvimento no Nordeste”.

A programação ocorre em período que antecede o lançamento de um novo edital de fomento à pós-graduação no Nordeste. A conferência de abertura, intitulada “Perspectivas da Pós-Graduação para o Desenvolvimento da Região Nordeste: configuração e investimentos”, será proferida pelo professor Dr. Júlio César Piffero de Siqueira, Coordenador-Geral de Fomento a Ações Estratégicas da CAPES.


O evento contará ainda com a participação do professor Dr. Guilherme Loureiro Werneck (UERJ), do professor Dr. André Luis Souza dos Santos (UFRJ), do professor Dr. José Ferreira Nunes (UECE), da professora Dra. Maria Madalena Pessoa Guerra (UFRPE), do professor Dr. Marcelo Brito Carneiro (CETENE / UFRPE) e do professor Dr. Rilton Alves de Freitas (UFPR), todos pesquisadores de reconhecida contribuição para a pesquisa no Brasil, que se somam aos pesquisadores coordenadores das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação no Piauí.

O Diretor Técnico-Científico da Fapepi, Pedro Soares, ressalta que “o Seminário visa contribuir para o fortalecimento de políticas públicas e para a melhoria de práticas nos diferentes campos de conhecimento por elas compreendidas”.

O seminário será aberto à comunidade acadêmica e aos órgãos públicos. Serão disponibilizadas 150 vagas, com inscrições pelo Sistema SIGAA da UFPI. Os inscritos receberão certificação emitida pela universidade.

Clique aqui se tiver dúvidas sobre como se inscrever.

Confira a programação completa do evento: