Fapepi e SIA destacam potencial inovador do Piauí em workshop do Tecnova 3 PI


Evento conecta startups a aceleradoras e internacionalizadoras, reforçando papel estratégico da fundação no ecossistema de inovação


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e a Secretaria da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA) realizaram na última sexta-feira (22), o Workshop do Programa Tecnova 3 PI, no Espaço Cidadania Digital/Piauí GovTech. O encontro reuniu startups piauienses e representantes de aceleradoras e internacionalizadoras de diversas partes do país, com o objetivo de promover conexões estratégicas e ampliar as oportunidades de negócios no mercado nacional e global.

Foto: Maria Catiany

O evento, considerado um importante passo no cronograma do Tecnova 3, possibilitou que as empresas beneficiadas pelo programa interagissem diretamente com investidores e agentes de aceleração. Para o presidente da Fapepi, João Xavier, a iniciativa fortalece o ecossistema de inovação do estado e amplia o alcance dos projetos apoiados pela fundação.

“Nosso papel é criar condições para que as startups piauienses possam competir de igual para igual em qualquer mercado. Eventos como este mostram que o Piauí tem potencial inovador e capacidade de dialogar com empresas nacionais e internacionais. “, afirmou João Xavier.

João Xavier, presidente da Fapepi. Foto: Maria Catiany

Durante o encontro, também esteve presente a gerente de desenvolvimento científico e tecnológico da Fapepi, Sâmia Maranhão e a coordenadora de Ecossistema de Inovação da SIA, Carolina Guimarães, que reforçou o compromisso da secretaria em apoiar iniciativas que conectem o Piauí com oportunidades globais: “O Piauí é um celeiro de inovações, e a SIA trabalha para apresentar essas startups a parceiros estratégicos, fomentando o crescimento do setor”, pontuou Carolina.

Foto: Maria Catiany

Ao todo, participaram nove aceleradoras e quatro internacionalizadoras, que puderam apresentar seus programas e propostas diretamente às empresas contempladas no Tecnova 3 PI.

Aceleradoras presentes:

  • Bluefields Development – Paulo Humaitá
  • Cordel Hub – Vitor Gênova
  • Fundação Centros de Referência em Tecnologias – Tiago Furlani
  • Inovenow Serviços em Tecnologias e Inovação LTDA – Vanessa Pessoa
  • Instituto Atlântico – Nara Rodrigues
  • Instituto para Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica LTDA – Mike Soares
  • Moa Venture Partners LTDA – Carlos Eduardo Barros
  • Neo Negócios Inovadores Corporativos – Mateus Farias
  • Ventiur Investimentos em Novos Negócios S.A. – Patrícia Carazzai

Empresas internacionalizadoras:

  • Ugloballyb V. Treinamento LTDA – Maria Raicosky
  • R3 Consultoria Empresarial LTDA – Mariana Ferraco
  • Sheila Beatriz Bonne Business – Patrícia Calazzai
  • Usina de Startup Venture Builder do Brasil LTDA – Rodrigo Lima
Paulo Humaitá, representando a aceleradora Bluefields. Foto: Maria Catiany

Com a articulação da Fapepi e a presença de empresas nacionais e internacionais, o Workshop do Tecnova 3 consolidou-se como uma plataforma estratégica para posicionar as startups piauienses no cenário de inovação e tecnologia, fortalecendo a inserção do estado em redes de negócios globais.