Fapepi e Seres discutem parceria para ampliar transparência e fortalecer conselhos de políticas públicas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), recebeu nesta terça-feira (02), a secretária de Estado de Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes, a diretora de Participação Social, Juciara Linhares e a gerente de Participação Social, Cibele Torres. O encontro teve como pauta a possibilidade de parceria entre a Seres e a Fapepi para a atualização do diagnóstico dos conselhos de políticas públicas do Piauí.

A iniciativa busca dar mais visibilidade e transparência à política de participação social no estado, além de identificar como esses conselhos estão atuando no acompanhamento e monitoramento das políticas públicas.

Representantes da Fapepi e Seres. Foto: Maria Catiany

Os visitantes foram recebidos pelo presidente da instituição João Xavier, juntamente com a diretora de desenvolvimento científico e tecnológico, Eliciana Vieira e o diretor administrativo Ernaldo Vale. A intenção é que a Fapepi auxilie na construção de um mapeamento detalhado, que permita avaliar a efetividade das instâncias de participação e sua contribuição na formulação de políticas.

Outro tema conversado foi a situação das quebradeiras de coco babaçu, grupo que desempenha papel fundamental na economia extrativista do Piauí. Durante a reunião, foram apresentadas propostas para melhorar as condições de trabalho e comercialização da produção, incluindo a adoção de tecnologias capazes de reduzir o desgaste físico e agregar valor aos produtos derivados do babaçu.

A partir de agora a expectativa é que seja estruturado um plano estratégico de ações para definir a metodologia do diagnóstico e encaminhar projetos voltados à inserção tecnológica no trabalho das extrativistas.