Iniciativa visa criar rede interdisciplinar focada em soluções para gestão e planejamento territorial; Primeira fase prevê a criação de quatro Núcleos de Pesquisa até dezembro
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), em parceria com o Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET) da Secretaria do Planejamento (Seplan), está finalizando os preparativos para o lançamento de um edital que contará com investimento de mais de R$ 3 milhões, destinado a impulsionar a pesquisa aplicada e as soluções técnico-tecnológicas voltadas às demandas de gestão e planejamento nos territórios piauienses.
O projeto, que mobilizará recursos da Fapepi e do Tesouro Estadual, tem como principal meta assegurar soluções técnico-tecnológicas para alavancar potencialidades econômicas e promover uma integração inédita entre instituições de ensino superior, centros de pesquisa, agências de fomento e o setor produtivo.
O pontapé inicial para a concretização do edital ocorreu no início de outubro, durante reunião estratégica na sede da Fapepi. O presidente da Fundação, João Xavier, conduziu o encontro ao lado da diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Eliciana Vieira, e do assessor técnico João Batista. Pela Seplan, participou a diretora de Planejamento e Inteligência Territorial, Bruna Iwata.

O grupo se reuniu com o objetivo de definir os encaminhamentos do texto base do edital. A expectativa inicial, era criar uma rede de pesquisa interdisciplinar focada na solução de gargalos de gestão e planejamento no Piauí. A Fapepi será a responsável pela execução e pelo financiamento das bolsas e custeio dos projetos, garantindo o suporte necessário aos pesquisadores.
A relevância e o caráter integrador da iniciativa foram ratificados em novembro, em um encontro que reuniu o presidente da Fapepi, João Xavier, o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, e a diretora Bruna Iwata, da Seplan. A reunião contou com a participação de pró-reitores de pesquisa e planejamento das principais instituições de ensino superior do estado, demonstrando o envolvimento da academia local:
- Professora Joseane Área Leão (Pró-reitora de Planejamento e Finanças da UESPI)
- Professor José Luís (Pró-reitor de Pesquisa do IFPI)
- Professor Jefferson Oliveira (Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFDPAR)
- Professor Rodrigo Veras (Pró-reitor de Pesquisa da UFPI)

A presença dos líderes acadêmicos sedimenta a base para a rede de pesquisa interdisciplinar que o edital pretende construir.
Os participantes confirmaram a expectativa que o edital será lançado ainda em dezembro deste ano. A primeira fase do projeto será crucial: ela selecionará propostas para a criação dos quatro primeiros Núcleos de Pesquisa que irão atuar diretamente nas potencialidades e desafios dos territórios piauienses.
A iniciativa marca um movimento estratégico do Governo do Piauí para ligar a produção de conhecimento científico, a inovação e o desenvolvimento econômico de forma mais orgânica, buscando no conhecimento acadêmico o subsídio para o planejamento estatal.
Assim como, promover a integração entre instituições de ensino superior locais, estudantes, centros de pesquisa, agências de fomento, empresas junto ao Estado do Piauí para assegurar soluções técnico-tecnológicas.