A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) deram mais um passo para consolidação do edital de fomento ao núcleo de inteligência territorial do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (Ciet), nesta segunda-feira (13). Na ocasião, representantes das duas instituições se reuniram na sede da Fundação para definir os encaminhamentos finais do texto que será a base do edital previsto para ser lançado até dezembro.
Participaram da reunião o presidente da Fapepi, João Xavier; a diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação, Eliciana Vieira; o assessor técnico João Batista; e a diretora de Planejamento e Inteligência Territorial da Seplan, Bruna Iwata. O encontro teve como foco a definição dos últimos ajustes para a construção do edital que dará início à estruturação do núcleo, previsto para reunir pesquisadores e instituições em torno de soluções práticas para desafios do desenvolvimento estadual.



Segundo Bruna Iwata, o núcleo pretende aproximar a pesquisa científica das demandas reais do Estado.
“A importância é basicamente a valorização da pesquisa local, o fomento da pesquisa junto ao território e criar um alicerce, uma aproximação maior entre os pesquisadores e o que o Estado precisa de soluções técnicas e tecnológicas. A previsão é que, até dezembro, esse certame esteja publicado”, afirmou.
O Ciet é vinculado à Coordenação de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Piauí (Cepro), unidade da Seplan. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fapepi, busca otimizar a pesquisa aplicada nos territórios prioritários, apoiar políticas públicas e valorizar os saberes locais, fortalecendo a relação entre ciência, gestão pública e desenvolvimento sustentável.
O projeto é resultado de articulações iniciadas ainda em julho deste ano, quando representantes da Fapepi, Seplan, UESPI, UFPI e Universidade de Lisboa discutiram a formação de uma rede de cooperação voltada à pesquisa territorial e à inovação. A proposta inclui a concessão de bolsas, o fomento à pesquisa sobre desenvolvimento regional e a implementação de tecnologia e capacitação para fortalecer a formulação de políticas públicas.
Com a publicação do edital, a expectativa é criar uma rede de pesquisa interdisciplinar voltada à solução de demandas de gestão e planejamento no Piauí, reunindo instituições de ensino superior, centros de pesquisa e órgãos públicos. A Fapepi será responsável pela execução do edital e pelo financiamento das bolsas, garantindo suporte aos pesquisadores e incentivando a produção de conhecimento científico aplicado às necessidades do Estado.
O núcleo de inteligência territorial do Ciet promete ser um marco na integração entre ciência e gestão pública, com foco em estratégias de desenvolvimento socioeconômico e territorial baseadas em evidências e inovação.