A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), recebeu representantes da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) , nesta segunda-feira (11), para alinhar estratégias e acelerar a implantação de projetos de pesquisa e concessão de bolsas voltados aos territórios considerados prioritários neste momento.

O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação da Fapepi junto ao Núcleo de Inteligência Territorial, de modo a viabilizar, no menor prazo possível, a prospecção e execução das iniciativas.
Na oportunidade o presidente da fundação, João Xavier, destacou um dos projetos apoiados pela instituição em parceria com a Embrapa, o ProFruti, que tem ganhado destaque pelo seu impacto ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável da fruticultura no Piauí por meio da transferência de tecnologias agrícolas avançadas.
Pela Seplan, participaram da reunião, a diretora de Planejamento de Inteligência Territorial, Bruna Iwata; a assessora técnica, Débora Ferraz; e a analista governamental, Marcela Nogueira. Representando a Fapepi, também esteve presente o integrante da comissão de monitoramento, Igor Cabral.
Segundo João Xavier, a integração entre as áreas técnicas da Seplan e da Fapepi é fundamental para que as ações de pesquisa cheguem de forma mais célere e efetiva às regiões que mais necessitam de investimentos estratégicos. “Estamos unindo esforços para que os projetos sejam não apenas executados, mas também tenham impacto direto no desenvolvimento territorial”, afirmou.

A expectativa é que, a partir das definições desta reunião, seja estruturado um plano estratégico de ações para a alocação de recursos voltados à inovação e à produção científica nos territórios prioritários.