A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) recebeu esta segunda-feira (21), a visita do professor Antônio José Medeiros, representando o Instituto Presente. O encontro teve como objetivo discutir possíveis parcerias voltadas ao desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para a formulação e aprimoramento de políticas públicas no estado.
Durante a reunião, o professor Antônio José, que também é ex-deputado federal, destacou a importância de estreitar laços entre instituições de pesquisa e o poder público. Ele afirmou que o Instituto Presente, conhecido por seu trabalho com educação, desenvolvimento social e cultural, tem como uma de suas missões promover estudos que tenham impacto direto na melhoria das condições de vida da população piauiense.
“O Instituto Presente existe há 12 anos. Ele trabalha com capacitação e assessoria à entidades governamentais públicas, aos movimentos sociais e atua também no campo da pesquisa e queremos aprofundar, pois não é só a pesquisa pela pesquisa, é uma pesquisa que dialoga com as políticas públicas, avaliando a realidade, o impacto das políticas públicas, os aperfeiçoamentos e os espaços com mais participação da sociedade civil”, destacou.
Para o presidente da Fapepi, professor João Xavier, a Fundação está comprometida em apoiar projetos que dialoguem com as necessidades reais do estado. “Queremos fortalecer a cooperação com instituições como o Instituto Presente para que, juntos, possamos ampliar o alcance das pesquisas no Piauí, sempre buscando soluções baseadas em ciência para os desafios enfrentados pelo estado”, declarou.
A possibilidade de colaborações futuras entre a Fapepi e o Instituto Presente pode gerar avanços significativos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Piauí. Além de promover uma conexão entre ciência, sociedade e políticas públicas, reafirmando o papel central da pesquisa no desenvolvimento sustentável e inclusivo do estado.