A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e a Embrapa Meio-Norte e assinaram, na manhã desta terça-feira (21/09), o Termo de Cooperação Técnica que visa à transferência de tecnologias e inovação em fruticultura irrigada para os polos prioritários do Estado do Piauí.

O Termo de Cooperação foi assinado pelo chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima Neto, e pelo presidente da Fapepi, Antonio Cardoso do Amaral, com o testemunho do presidente das Câmaras Setoriais do Piauí, Sérgio Vilela a e do diretor-presidente do Emater, Francisco Guedes.

Sérgio Vilela, Anísio Lima e Antonio Amaral, durante a solenidade de assinatura.

Vilela destacou em sua fala a missão das Câmaras Setoriais e os projetos que o Governo do Estado tem para estas áreas prioritárias.

O presidente da Fapepi reafirmou a felicidade em manter parcerias tão importantes com a Embrapa. Amaral também avaliou positivamente o projeto que será desenvolvido com a assinatura do Termo. “Foi um projeto que passou pelas nossas Câmaras Técnicas de Assessoramento e foi bem avaliado. O potencial do projeto atingir suas metas ficou visível”, afirmou.

Presidente da FAPEPI assina Termo de Cooperação.

Anísio Lima, chefe geral da Embrapa, destacou a importância da parceria com a Fapepi, do apoio das Câmaras Setoriais e das demais instituições envolvidas no projeto para o desenvolvimento da fruticultura irrigada no Piauí.

A parceria tem como objeto a integração de esforços entre as duas instituições para execução de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fruticultura.

Serão realizadas atividades voltadas à transferência de tecnologias de cultivo, manejo, produção e agregação de valor às fruteiras tropicais para o desenvolvimento integrado sustentável com inovação no segmento da fruticultura.

Chefe Geral da Embrapa assina o Termo de Cooperação.

Os trabalhos serão executados na área da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, e nas propriedades de agricultores irrigantes no Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Parnaíba), no Perímetro Irrigado dos Platôs de Guadalupe, no Polo Marrecas – Jenipapo (São João do Piauí) e no Polo Alto Canindé – Barragem Joaquim Mendes (Conceição do Canindé).

O valor total orçado para a execução do projeto é de mais de 8 milhões de reais. Uma vez que a Fapepi contribuirá com uma importância global de 3 milhões e a Embrapa com um valor superior a 5 milhões.

A assinatura do Termo de Cooperação é um dos passos para o início do projeto “Tecnologias e estratégias para uso e manejo eficiente da água de irrigação para fruteiras tropicais no semiárido piauiense – EUAFRUTI”, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira de Sousa.

• Última modificação do post:22 de setembro de 2021