O encontro aconteceu na cidade de Pedro II e teve como objetivo principal discutir e avançar no Arranjo Produtivo Local (APL) da Opala, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e valorizar a rica produção de gemas na região.

O APL da Opala tem papel fundamental na estruturação do turismo mineral no município. O objetivo central do projeto consiste em criar estratégias que promovam a qualificação da produção, aprimorem técnicas de lapidação, incentivem a inovação na criação de joias e agreguem valor às gemas produzidas na região. Além disso, busca-se a implementação de ações que fomentem a sustentabilidade e a preservação ambiental no processo de extração e lapidação das opalas.

A reunião, realizada na última sexta-feira (24), contou com a presença do presidente da FAPEPI, professor João Xavier, do geólogo, Érico Rodrigues Gomes, do coordenador do Centro de Treinamento em Artefatos Minerais de Pedro II (CETAM), Antônio Mário e representantes da Associação de Joalheiros, Lapideiros e Garimpeiros da cidade.

A expectativa é que a parceria entre a FAPEPI e os profissionais ligados à produção de opalas resulte em avanços significativos para o setor.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI),reconhecida por seu papel crucial no fomento à pesquisa e desenvolvimento científico no estado, demonstrou um claro interesse em apoiar iniciativas voltadas para o fortalecimento de setores produtivos locais, e a parceria estabelecida com os joalheiros, lapideiros e garimpeiros do município reforça esse compromisso.

“O apoio da FAPEPI ao projeto de APL da Opala é crucial para impulsionar não apenas a indústria de gemas em Pedro Segundo, mas também para fortalecer a economia regional. Essa iniciativa representa uma oportunidade única de valorizar nossos recursos naturais, fomentar a inovação e promover o crescimento sustentável. Estamos comprometidos em apoiar e investir nesse projeto, pois acreditamos no seu potencial para gerar desenvolvimento econômico e social em nosso estado”, destacou João Xavier, presidente da Fundação.

Pedro Segundo é reconhecido em solo piauiense pela sua riqueza mineral, mas a informalidade do setor pode ter contribuído para o contrabando de pedras, evasão de divisas, acidentes de trabalho e impactos ambientais na região. Durante o encontro alguns pontos importantes foram discutidos para o avanço do projeto:

1. Capacitação Técnica: proposta de cursos e capacitações para lapidadores e profissionais do setor, visando melhorar as técnicas de lapidação e beneficiamento das opalas

2. Pesquisa e Desenvolvimento: investimento em pesquisas voltadas para aprimorar a qualidade das gemas, identificar novas técnicas de lapidação e criação de peças, e incentivar a inovação no setor.

3. Comercialização e Promoção: estratégias para aumentar a visibilidade e a comercialização das opalas de Pedro Segundo, seja no mercado nacional ou internacional, destacando a singularidade e a qualidade das gemas produzidas na região.

A expectativa é que a parceria entre a FAPEPI e os profissionais ligados à produção de opalas resulte em avanços significativos para o setor, fortalecendo a economia local, gerando empregos e valorizando não apenas a produção de gemas, mas também a cultura e a expertise dos artesãos envolvidos nesse trabalho.

A reunião encerrou-se com um cronograma inicial de atividades e um compromisso mútuo de trabalho conjunto para o desenvolvimento e sucesso do APL da Opala. Essa colaboração promete não apenas impulsionar o setor de gemas na região, mas também servir de modelo para outras iniciativas de desenvolvimento econômico baseadas no fortalecimento de arranjos produtivos locais.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:1 de dezembro de 2023