Na última sexta-feira (26), servidores e colaboradores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) participaram de um treinamento sobre o uso do Novo SIGFAPEPI, sistema de gestão que moderniza a submissão e o acompanhamento de projetos de pesquisa no estado.
A capacitação foi conduzida pelos gerentes de projetos do Laboratório de Engenharia de Software da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Edemilson Floriano Júnior e Ricardo Kondo. Também estiveram presentes os professores da instituição Nalvo Franco e Cristiano Argemon.


Durante o encontro, os representantes da UFMS apresentaram atualizações do sistema e novos módulos voltados a simplificar a experiência de pesquisadores e gestores. “Estamos aqui na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, uma grande parceira da UFMS. Hoje pela manhã apresentamos uma nova versão do sistema de gerenciamento de projetos, o SIGFAP, com o objetivo de facilitar cada vez mais a submissão de propostas e a gestão dos projetos. A Fapepi foi a primeira instituição a implantar esse sistema, e já tem colhido bons frutos. Nesta manhã, mostramos novos módulos que vão facilitar ainda mais a vida do pesquisador”, afirmou o professor Cristiano Argemon.
A Fapepi é pioneira na adoção do sistema desenvolvido pela UFMS. O Novo SIGFAPEPI reúne em uma única plataforma funcionalidades que antes eram dispersas, garantindo maior agilidade e transparência no acompanhamento das propostas e dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
O Novo SIGFAPEPI vai facilitar o acesso de pesquisadores, bolsistas e instituições às funcionalidades do sistema, tornando mais simples o acompanhamento de projetos, submissão de propostas, gerenciamento de bolsas e prestação de contas.
Com a atualização, a expectativa é que a fundação avance no atendimento às demandas da comunidade científica, fortalecendo o apoio aos pesquisadores e consolidando sua parceria estratégica com a UFMS.