A Fundação de Amparo à Pesquisa “Professor Afonso Sena Gonçalves” (FAPEPI) divulga nesta quarta-feira (26), o resultado final da seleção de propostas do Edital de bolsas de mestrado e doutorado, no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (PAPG). Este programa atende a Programas de Pós-Graduação do estado do Piauí.
Foram contemplados 55 cursos de 44 programas de pós-graduação stricto sensu, com a concessão de 109 cotas de bolsas de mestrado e 23 cotas de bolsas de doutorado.
Para o diretor Técnico-Científico da FAPEPI, professor Pedro Soares, o Edital representou a maior oferta de bolsas de pós-graduação de todos os tempos da FAPEPI. Esta iniciativa é a principal ação para honrar o compromisso de gestão do governo de apoiar, fortalecer e ampliar os programas de pós stricto sensu do Piauí.
Os programas beneficiados estão situados nos municípios de Parnaíba, Piripiri, Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, vinculados às principais instituições de ensino e pesquisa do estado: UFPI, UESPI, IFPI, UNIVASF e UFDPAR.
Os projetos apresentados abrangem temáticas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Dentre eles, 60% são voltados para os eixos prioritários para o desenvolvimento do estado, como:
• Agricultura: Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético.
• Meio Ambiente: Energias Limpas, Clima e Turismo.
• Tecnologia da Informação: Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças.
Após a publicação do resultado final, os coordenadores dos programas contemplados terão um prazo de até 60 dias para iniciar o processo de contratação das propostas e informar a relação dos discentes beneficiados com as bolsas.
Clique aqui para acessar o resultado.