​Evento na Serra da Capivara une metas globais da ONU ao investimento em ciência e tecnologia estadual; presidente da Fundação ressalta “popularização da ciência” na região.

Teve início nesta quinta-feira (5), no Museu da Natureza, a 1ª Conferência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizada no Brasil. O evento, sediado no semiárido piauiense, posiciona o estado como protagonista na articulação da Agenda 2030 da ONU e serve como etapa estratégica para a conferência nacional, em Brasília.

Foto: Maria Catiany.

​A escolha da Serra da Capivara como sede carrega um peso político e simbólico de descentralização. Durante a abertura, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, enfatizou que o evento reflete o compromisso da gestão estadual com a “escuta ativa” em todo o território.

​”Fizemos questão de fazer este evento aqui pelo simbolismo do que é a Serra da Capivara não só para o estado do Piauí, mas para o país e para o mundo. O Piauí é diverso, tem beleza, tem potencialidades e a gente tem feito, ao longo destes quatro anos, o esforço para estar em todos os lugares e divulgar o estado para que a gente possa continuar crescendo”, afirmou Bonfim.

​Fapepi: Ciência como Pilar da Sustentabilidade

​Um dos grandes destaques do primeiro dia foi a presença Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Para o presidente da fundação, João Xavier, a conferência é a materialização de um trabalho de base iniciado há décadas pela arqueóloga Niéde Guidon, que transformou a realidade social por meio do conhecimento.

João Xavier, presidente da Fapepi durante abertura da 1° Conferência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foto: Maria Catiany.

​”Todos esses objetivos [os ODS] são uma coisa sensacional, eu acho que não poderia pensar em um lugar que não fosse aqui para fazer esta primeira Conferência”, destacou Xavier. Ele ressaltou que o investimento em pesquisa científica já apresenta resultados concretos para a comunidade local.

​”O papel que a professora Niéde exerceu é invisível. Ela formou arqueólogos mirins, o que é popularização da ciência, e formou equipe aqui da região. Hoje de manhã conheci mais de 15 técnicos com mestrado e doutorado, alguns com bolsas da Fapepi”, celebrou o presidente, reforçando que a ciência é a engrenagem que permite ao Piauí alcançar as metas globais da ONU.

​Identidade e Futuro

​O evento também marcou o lançamento do projeto “ODS Rupestres”, que conecta as 17 metas globais de desenvolvimento sustentável às pinturas milenares dos parques nacionais da Serra da Capivara e de Sete Cidades. É a primeira vez que a identidade cultural brasileira é fundida visualmente aos objetivos da ONU.

Foto: Maria Catiany.

​A economia criativa também esteve presente com o trabalho de artesãos locais, como as bordadeiras do Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara e o ceramista Manoel Paes Landim.

​A conferência continua amanhã, sexta-feira (6), nos Museus do Homem Americano e da Natureza, com grupos temáticos envolvendo academia, setor produtivo e sociedade civil, encerrando-se com uma visita técnica ao Parque Nacional.