A Fundação de Amparo à Pesquisa “Professor Afonso Sena Gonçalves” (FAPEPI) divulga, nesta segunda-feira (16), o resultado final das propostas submetidas ao Edital nº 005/2024, referente ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) para estudantes de graduação.

O Programa PBIC/FAPEPI tem como objetivo apoiar a formação acadêmica com a concessão de bolsas de iniciação científica, estimulando projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado do Piauí. O programa também busca incentivar a participação de discentes mulheres nas atividades científicas e tecnológicas, com uma distribuição equitativa das bolsas entre homens e mulheres.

Este ano, foram recebidas 539 propostas, um aumento de 154% em relação a última edição do Edital em 2022. Desse total, foram selecionadas 200 propostas das instituições: UFPI (100), IFPI (40), UFDPAR (30), UESPI (24) e UNIVASF (06).

Segundo o Diretor Técnico Científico, Pedro Soares Júnior, “a grande inovação do edital foi a distribuição de cotas de bolsas pelos doze territórios do estado, uma estratégia adotada pela FAPEPI que visa reduzir assimetrias no apoio a pesquisa no estado do Piauí. Essa iniciativa possibilitou que fossem contempladas propostas desde a Chapada das Mangabeiras até a Planície Litorânea, do Vale do Itaim aos Cocais”.

Quanto aos eixos temáticos, foram aprovadas com bolsa, 54 propostas para o eixo I (Agropecuária); 26 no eixo II (Meio Ambiente); 39 no eixo III (Tecnologia da Informação) e 81 no eixo IV (Temática Livre).

Clique aqui para acessar o RESULTADO FINAL.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:17 de setembro de 2024