Entre os dias 18 e 24 de abril, acontece em Teresina o II Simpósio Multidisciplinar de Oncologia (SIMOS) e o III Workshop de Tecnologias em Saúde, eventos que receberam apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica – PAP.
Na oportunidade, o diretor Técnico-Científico da Fundação, Pedro Soares, esteve representando a FAPEPI durante a cerimônia de abertura que aconteceu na última quinta-feira (18).
O objetivo do SIMOS é fomentar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre profissionais e estudantes da área de saúde, contribuindo para avanços significativos no manejo do câncer.
Com uma proposta de promover discussões em torno da oncologia básica e translacional aplicada ao tratamento do câncer, o evento visa não apenas enriquecer o conhecimento dos participantes, mas também impactar positivamente a sociedade em geral.
A programação diversificada inclui minicursos, palestras, mesas-redondas, além de apresentações na modalidade oral e banner proporcionando um ambiente propício para aprendizagem mútua e crescimento profissional.
O evento conta com a presença de palestrantes renomados de diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pará, Alagoas, Ceará, Piauí e Bahia, além de instituições de ensino e pesquisa de destaque no país. Temas como políticas públicas de saúde oncológica, metabolismo e resistência tumoral, tratamentos inovadores e nanotecnologia aplicada à oncologia estarão em destaque, refletindo a diversidade e a relevância das discussões a serem realizadas.
Os Laboratórios de Pesquisas Oncológicas da Universidade Federal do Piauí (LAPGENIC, LABCANCER, LAFAN e DOMEN), juntamente com os Programas de Pós-Graduação da área de Saúde do Centro de Ciências da Saúde – CCS da UFPI, são os responsáveis pela organização do evento, demonstrando o compromisso da instituição com o avanço científico e tecnológico na área da saúde.
Além do apoio da FAPEPI, o evento conta com o suporte do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), da Fundação Oswaldo Cruz – unidade Piauí (FIOCRUZ-PI) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), consolidando uma parceria institucional que fortalece iniciativas de relevância científica e tecnológica para o estado.
O II Simpósio Multidisciplinar de Oncologia e III Workshop de Tecnologias em Saúde promete ser um marco no cenário científico do Piauí, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e para o avanço do conhecimento na área da oncologia, com potencial para impactar positivamente a saúde da população.
A FAPEPI informa que em breve será realizada uma nova chamada para concessão de apoio financeiro a eventos científicos a serem realizados de 01 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025.
Clique aqui para saber mais sobre o Edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica – PAP da FAPEPI.