O Programa Estadual Pro-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade executado pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí, tem como objetivo combater a discriminação e desigualdade de gênero, raça e diversidade, praticadas no ambiente de trabalho bem como promover a equidade no âmbito das relações formais de trabalho e ocupação de cargos de direção.

A condução do Programa dentro da instituição participante, ficará sob a direção do Comitê Gestor de Gênero, Raça e Diversidade, constituído para sensibilizar, mobilizar e coordenar o Programa dentro da organização. 


Nesta quarta-feira (21), foi oficializada a adesão da FAPEPI ao programa. Na oportunidade, a coordenadora da Secretaria das Mulheres, Mariana Arouche, esteve presente para apresentar o Pro-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, seus objetivos, importância e estruturação ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, professor João Xavier, ao diretor financeiro, Ernaldo Vale e demais servidores e servidoras da instituição.


O programa é dirigido às instituições públicas estaduais, contemplando servidoras e servidores públicos(as) do estado do Piauí como também os contratados, contratadas, estagiárias e estagiários de organizações públicas piauienses que optarem pela adesão do Programa.


A iniciativa também promove orientações sobre a discriminação racial, assédio sexual e moral no ambiente de trabalho e busca a representatividade nas oportunidades que surgem dentro das instituições, em cargos de gerência e a equidade nas remunerações.


As organizações que executarem de maneira satisfatória as ações, pelo período de 01 ano, após o processo de acompanhamento e avaliação, poderão receber o Selo Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, atestando que a instituição possui boas práticas de trabalho ao promover a igualdade de gênero e raça no seu ambiente institucional.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:21 de junho de 2023