Especialização em gestão escolar forma 37 gestores no litoral do Piauí

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) teve papel relevante na solenidade de encerramento e entrega de certificados do Curso de Especialização em Processos Estratégicos para a Gestão Escolar Pública, realizada no dia 27 de novembro, em Parnaíba. A iniciativa, ofertada pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), certificou 37 gestores escolares, agora aptos a aplicar práticas inovadoras na rede pública.

Mais do que apoiadora institucional, a Fapepi atuou como indutora de um modelo formativo que atua em conjunto às demandas reais da educação básica. O curso foi concebido com uma modelagem personalizada, integrando rigor acadêmico à prática da gestão escolar da planície litorânea, com metodologia orientada por dados e evidências, uma diretriz defendida pela Fundação para qualificar políticas públicas e ampliar o impacto social da pesquisa.

Foto: Divulgação Fapepi

A Fapepi foi representada pelo presidente João Xavier e pelo Diretor Técnico Científico Pedro Soares. Em sua fala, Xavier destacou os resultados alcançados. “Tivemos mais de 90% de aproveitamento, o que confirma o sucesso desse modelo. A nossa intenção é replicá-lo inicialmente na 1ª Gerência Regional de Educação e, em seguida, levá-lo a outras regionais do Estado”, afirmou, sinalizando a intenção da Fundação de escalar experiências bem-sucedidas.

Foto: Divulgação Fapepi

O professor Pedro Soares ressaltou que iniciativa representa um avanço ao aproximar a produção acadêmica das necessidades reais da gestão escolar, especialmente em regiões com especificidades como a planície litorânea. Para ele, a modelagem adotada, orientada por dados e evidências, contribui para decisões mais eficientes e para a melhoria dos indicadores educacionais.

Foto: Divulgação Fapepi

A parceria interinstitucional foi decisiva para o êxito da formação. A Seduc-PI, liderada pelo secretário Washington Bandeira, contribuiu com o alinhamento às necessidades da rede; a UFDPar assumiu a coordenação acadêmica; e a Fapepi garantiu suporte e articulação para que a especialização tivesse foco prático e resultados mensuráveis.

Para o reitor da UFDPar, João Paulo, a experiência confirma o compromisso institucional com a educação pública. “Essa modelagem foi bastante exitosa e permitiu oferecer uma especialização em formato complementar, fortalecendo a formação de gestores e professores”, avaliou.

Com a conclusão do curso, a Fapepi consolida sua atuação como agente estratégico na qualificação da gestão educacional no Piauí, apostando na formação continuada como caminho para elevar a eficiência das escolas públicas e promover decisões baseadas em evidências, um legado que os 37 gestores formados passam agora a implementar em suas comunidades escolares.