O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) tornam pública a Chamada de Propostas nº 003/2022 – Iniciativa Amazônia+10, que visa o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) na região da Amazônia Legal.

Além da FAPEPI, outras 19 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à Chamada de Propostas (vide listagem abaixo). Os investimentos totalizam mais de R$ 50 milhões. Pesquisadores do Piauí deverão atender também as diretrizes da FAPEPI (Diretrizes).

O objetivo desta Chamada de Propostas é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

Os estudos apoiados no âmbito desta iniciativa deverão avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, ou seja, desenvolvida conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar e promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo. A participação de formuladores de políticas públicas e investidores públicos e privados será incentivada em todos os projetos.

Eixos Prioritários

Serão recebidas propostas que apresentem pesquisa científica que contribua para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região, em três eixos:

I) Territórios como infraestrutura e logística que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar;

II) Povo da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; e

III) Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.

Veja a relação de *FAPs que aderiram à Chamada de Propostas e as respectivas diretrizes de cada Fundação:

1. FACEPE – Pernambuco (Diretrizes);

2. FAPAC – Acre (Diretrizes);

3. FAPDF – Distrito Federal (Diretrizes);

4. FAPEAL – Alagoas (Diretrizes);

5. FAPEAM – Amazonas (Diretrizes);

6. FAPEAP – Amapá (Diretrizes);

7. FAPEG – Goiás (Diretrizes);

8. FAPEMA – Maranhão (Diretrizes);

9. FAPEMAT – Mato Grosso (Diretrizes);

10. FAPEPI – Piauí (Diretrizes);

11. FAPERGS – Rio Grande do Sul (Diretrizes);

12. FAPERJ – Rio de Janeiro (Diretrizes);

13. FAPERO – Rondônia (Diretrizes);

14. FAPES – Espírito Santo (Diretrizes);

15. FAPESC – Santa Catarina (Diretrizes);

16. FAPESP – São Paulo (Diretrizes);

17. FAPESPA – Pará (Diretrizes);

18. FAPESQ – Paraíba (Diretrizes);

19. FAPT – Tocantins (Diretrizes)

20. Fundação Araucária – Paraná (Diretrizes);

*Outras FAPs e demais instituições interessadas poderão participar desta chamada manifestando seu interesse, junto ao CONFAP, até a data limite de 15 de julho de 2022.

Cronograma

– Publicação da Chamada de Propostas: 24 de junho de 2022;

– Data limite para submissão das propostas: 10 de agosto de 2022;

– Divulgação do resultado: 11 de novembro de 2022.

A divulgação do resultado será feita pelo CONFAP (via site) e por todas as FAPs envolvidas via contato direto com os pesquisadores.

Informações

– Dúvidas gerais sobre a Chamada de Propostas nº 003/2022 e a Iniciativa Amazônia +10 podem ser esclarecidas pelo e-mail: chamadaamazonia10@gmail.com.

– Dúvidas específicas sobre os procedimentos e regras de elegibilidade de cada FAP podem ser esclarecidas com os contatos disponíveis no link.

Objeto:
​Data de Encerramento: 10/08/2022
Status: Em andamento

Arquivos para download