Em uma parceria inovadora, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), a empresa AFERT Pesquisas e Biofertilizantes e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH-PI) uniram forças para combater a desertificação no estado. O reconhecimento das áreas degradadas no município de Gilbués marcou o início das ações concretas para reverter esse cenário alarmante, fruto da ultima reunião acontecida na FAPEPI no ultimo dia 10 de maio.

Presidente da FAPEPI, João Xavier, representantes da AFERT Biofertilizantes e SEMARH-PI.

O encontro teve por objetivo enfrentar esse desafio de forma conjunta, com isso a FAPEPI, a AFERT e a SEMARH-PI realizaram estratégias para discutir medidas eficazes e soluções sustentáveis; assim foi estabelecido um plano de ação conjunto, envolvendo a identificação e o tratamento das áreas afetadas.

Com base nas diretrizes definidas, a AFERT deu início a um projeto-piloto em Gilbués, onde equipes especializadas realizam um minucioso mapeamento das áreas degradadas. Esse levantamento detalhado permitirá um diagnóstico preciso dos locais mais afetados pela desertificação, fornecendo dados essenciais para o desenvolvimento de estratégias de recuperação.

O reconhecimento das áreas degradadas em Gilbués é apenas o primeiro passo de uma jornada que busca trazer a regeneração ambiental ao estado do Piauí. A parceria entre a FAPEPI, a AFERT e a SEMARH-PI fortalece esse compromisso, uma vez que permite o acesso a recursos financeiros e científicos especializados para impulsionar as ações de recuperação.

Em desenvolvimento, projeto-piloto em Gilbués para combater a desertificação no Piauí.

O presidente da FAPEPI, João Xavier, ressalta a importância dessa parceria no enfrentamento da desertificação: “unir esforços com a AFERT e a SEMARH-PI é fundamental para garantir soluções efetivas. Estamos comprometidos em promover a sustentabilidade ambiental e assegurar um futuro melhor para as comunidades afetadas”.

Para Adriano Akira Assanuma, empresário e pesquisador da empresa, existe uma grande expectativa em torno da execução do projeto: “a AFERT está muito motivada e empolgada com a recuperação de áreas degradadas do Nuperade, do Piauí e do nordeste. Com certeza é um projeto que já deu certo! O Nuperade é só início deste projeto, onde iremos recuperar toda a área desertificada do Piauí e também do nordeste, em conjunto com o Governo Federal e do Estado”, destacou.

Da direita para esquerda, Gabrieli Sanches, Adriano Akira Assanuma, Joanne, Silvio Elias, equipe AFERT.
  • Última modificação do post:21 de junho de 2023