A programação da 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), continua acontecendo durante o mês de novembro. Na tentativa de aproximar a universidade e a população local, na última sexta-feira (17), a Universidade Federal do Piauí abriu as portas para alunos, alunas, professores da rede pública e para a comunidade em geral com intuito popularizar o conhecimento produzido dentro da academia e divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes da UFPI.

O evento intitulado “De Portas Abertas” ocorreu em diferentes unidades acadêmicas da UFPI, campus Teresina, como: o Centro de Ciências da Natureza 1 e 2, Centro de Tecnologia, Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Humanas e Letras. As atividades proporcionaram um mergulho no universo da inovação e do saber, uma oportunidade única para os participantes entenderem o papel das ciências básicas na construção de um futuro mais sustentável e equitativo.

“ Trazer a comunidade, principalmente os estudantes do ensino médio e fundamental, para dentro da Universidade é de suma importância para que tomem conhecimento das pesquisas que são desenvolvidas na UFPI, como também aprenderem os conceitos das ciências básicas de uma forma simples e lúdica. Esse evento hoje está acontecendo em todos os centros da UFPI, então essa é uma grande oportunidade para os alunos conhecerem a universidade e num futuro próximo se tornarem nossos estudantes e desenvolverem a ciência e tecnologia aqui conosco. Muitos terão a oportunidade de conhecerem os cursos ofertados pela nossa universidade e a partir desse conhecimento decidir qual profissão querem seguir”, destacou Carla Verônica, coordenadora do evento.

A diversidade de projetos expostos demonstrou o comprometimento da UFPI em explorar áreas vitais para o progresso. Dos laboratórios aos espaços de apresentação, a interação entre os visitantes e os estudantes pesquisadores além de enriquecedora, proporcionou um intercâmbio de ideias e a disseminação do conhecimento científico.

professor Raimundo Viana do município de Peritoró no Maranhão.

“Pra gente é uma experiência muito positiva, porque estamos tirando os alunos da rotina deles e aqui eles estão conhecendo uma realidade totalmente diferente, experimentos de forma interativa, conhecendo na prática aquilo que aprendem em sala de aula”, afirmou o professor Raimundo Viana do município de Peritoró no Maranhão.

A presença de estudantes de escolas públicas acrescentou um aspecto inspirador ao evento. Atividades como essa são catalisadoras por incentivar o interesse dos jovens pela ciência e estimulá-los a vislumbrar futuros promissores na área, contribuindo assim para a formação de uma base científica mais sólida no país.

A professora Vânia Cardoso do CETI Modestina Bezerra em Teresina, compartilhou sua experiência em levar os estudantes até o evento: “a importância de trazer os alunos para conhecer essa feira aqui na universidade é que eles tem a oportunidade de ter o conhecimento daquilo que futuramente vão querer cursar. Os alunos que tanto eu quanto o outro professor trouxemos, são do nono ano e eles são maravilhados e adorando todas essas interações”, afirmou.

O evento “De Portas Abertas”, fruto do apoio de instituições como CNPQ, MCTI, FAPEPI, UFPI, SEMEC, SEDUC como também da colaboração da graduação e Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Piauí, destacou-se como um encontro não apenas acadêmico, mas como um compromisso coletivo com o avanço da ciência em prol do desenvolvimento sustentável.

Professor João Xavier, presidente da FAPEPI, esteve presente no evento e enfatizou a importância da Fundação colaborar com este momento de popularização da ciência e tecnologia: ”a FAPEPI se sente honrada em contribuir para a aproximação da comunidade com a pesquisa acadêmica. Eventos como esse não apenas celebram o saber, mas também são um convite para que cada cidadão se sinta parte ativa no processo científico, promovendo uma sociedade mais engajada e consciente. É fundamental estimular essa interação e despertar o interesse pela ciência desde cedo. Acreditamos no poder transformador do conhecimento e Estamos orgulhosos de contribuir como iniciativas que inspiram futuras gerações ”, afirmou.

• Última modificação do post:20 de novembro de 2023