Com maior investimento em pós-graduação da história, Fapepi divulga resultado final do edital de bolsas mestrado e doutorado

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi) divulga, nesta segunda-feira (28), o resultado final do Edital nº 003/2025, destinado à concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Com investimento recorde de R$ 16,8 milhões, a iniciativa representa o maior aporte da história do programa para formação de recursos humanos qualificados em áreas estratégicas do Piauí. Ao todo, foram concedidas 259 bolsas, sendo 227 para cursos de mestrado e 32 para cursos de doutorado, distribuídas entre programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas em sete territórios de desenvolvimento do estado. O número representa mais que o dobro das 126 bolsas concedidas em 2024, quando foram ofertadas 100 bolsas de mestrado e 26 de doutorado.

O edital 2025 teve 59 propostas submetidas alcançando a marca de 297 bolsas pleiteadas, das quais 260 de mestrado e 37 de doutorado. Do total de propostas, 55 foram aprovadas no mérito. Mais de 80% dos projetos contemplados são voltados à pesquisa aplicada. A ampliação da oferta de bolsas integra a estratégia do governo estadual de consolidar o Piauí como referência em formação de alto nível no Nordeste, com a meta de alcançar mil bolsas concedidas até 2027, em todos os territórios do estado.

As bolsas beneficiarão programas vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos campi de Teresina, Picos e Floriano; à Universidade Estadual do Piauí (UESPI), nas unidades de Teresina, Piripiri e Parnaíba; à Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar); ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina, Parnaíba e Picos; e à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em São Raimundo Nonato.

De acordo com a Diretoria Técnico-científica da Fapepi, a seleção priorizou propostas com foco em áreas estratégicas, respeitando as peculiaridades e potencialidades dos territórios de desenvolvimento do Piauí. A expectativa é que o incremento no número de bolsas fortaleça não apenas os programas de pós-graduação das instituições piauienses, mas também o desenvolvimento regional sustentável por meio da ciência, tecnologia e inovação.

O resultado completo do edital pode ser acessado neste link.