Com apoio da Fapepi, Uespi promove I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) é uma das principais parceiras na realização do I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que acontece de 21 a 23 de outubro de 2025, no Hotel Blue Tree Towers, em Teresina. Com o tema “Construindo caminhos de inclusão e inovação”, o evento marca um novo momento para a universidade, ao reunir docentes, discentes e pesquisadores em torno da integração entre ensino, ciência, extensão e tecnologia.

O congresso nasce como um espaço de convergência de saberes e práticas, com o objetivo de valorizar a produção acadêmica, fortalecer a extensão universitária e estimular a inovação educacional e tecnológica. A proposta reflete o compromisso da Uespi com uma universidade pública, inclusiva e transformadora, capaz de dialogar com os desafios contemporâneos e contribuir para o desenvolvimento regional.

A Fapepi apoia financeiramente o evento por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica, o que viabilizou a realização de uma série de encontros acadêmicos integrados à programação, entre eles:

  • XXV Simpósio de Produção Científica
  • XXIV Seminário de Iniciação Científica
  • XIV Seminário de Extensão
  • VII Seminário do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU)
  • IV Seminário de Inovação Tecnológica
  • II Seminário de Extensão na Pós-Graduação
  • I Simpósio dos Programas de Residência em Saúde
  • I Seminário de Ensino de Graduação

O Congresso conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos e atividades culturais, contemplando todas as áreas do conhecimento.

Na solenidade de abertura, realizada nesta terça-feira (21), a Fapepi foi representada pelo seu presidente, João Xavier, que compôs a mesa de honra ao lado do reitor da Uespi, Evandro Alberto, do vice-reitor, Jesus Abreu, e dos pró-reitores Mônica Feitosa (Ensino e Graduação), Rauirys Alencar (Pesquisa e Pós-Graduação) e Ivoneide Alencar (Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários), além do diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uespi, Tales Antão. Também esteve entre os convidados de destaque nacional, o professor Anderson Gomes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que abordará estratégias de inovação e políticas de fortalecimento do ecossistema científico e tecnológico brasileiro.

Durante seu discurso, João Xavier destacou a importância da parceria entre a Fapepi e a Uespi e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da universidade:

“Nosso compromisso é continuar investindo fortemente na Uespi, não apenas na parte física, mas também na estrutura acadêmica. Cerca de 10% do orçamento da Fapepi é destinado à UAPI, o que representa mais de R$ 6 milhões anuais, sendo R$ 1,3 milhão voltado a bolsas de professores e tutores da Uespi, ligada à Pró-Reitoria de Ensino. Isso permite que a universidade esteja presente em quase todos os 224 municípios piauienses, garantindo que jovens possam cursar o ensino superior sem precisar sair de suas cidades”, afirmou Xavier.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, ressaltou o papel da instituição na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento do estado e destacou a importância do congresso como espaço de fortalecimento da identidade acadêmica da universidade:

“Vocês que estão aqui , eu tenho certeza e convicção, pelos 1004 professores efetivos que temos, pelos mais de 300 técnicos que a gente tem, assim como em torno de 200 professores substitutos, tenho certeza que serão preparados para superar todos os desafios. Porque vocês estão sendo formados em uma universidade que enfrentou grandes desafios desde o seu inicio, mas que vem se transformando e hoje é uma universidade grande. Por isso meus amigos e minhas amigas, acreditem na Uespi e vocês vão ver aqui os trabalhos disparando na pesquisa, na extensão e na inovação. Essa universidade é pujante, por isso acreditem cada vez mais nela”, destacou Evandro Alberto.

O I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uespi representa, assim, um marco na consolidação da universidade como protagonista da ciência e da inovação no Piauí, contando com o apoio da Fapepi para fortalecer a produção acadêmica e o papel social da universidade pública no estado.