Entre os dias 01 e 03 de maio a capital piauiense sediou o I Congresso de Joalheria do Nordeste, o Inova Joalheria, que reuniu renomados profissionais das áreas de joalheria, design e novas tecnologias aplicadas. Realizado no Espaço S de Inovação do Teresina Shopping, o congresso contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e teve como objetivo informar, capacitar e abordar as novas tendências e inovações do mercado joalheiro.

Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre joalherias com ênfase em opalas, designer de joias, apresentação de produtos, tecnologias de produção, marketing digital e vendas online com especialistas de renome. Além de painéis temáticos e minicursos que permitiram o conhecimento sobre técnicas inovadoras de ourivesaria e design.

O evento destacou o imenso potencial do Brasil para crescer no mercado de joias, utilizando suas vantagens naturais e a criatividade de seus designers para se posicionar como líder global no setor. Neste cenário, o estado do Piauí ganha destaque com a famosa opala de Pedro II, uma gema de grande valor e beleza singular, que se tornou uma referencia no mercado internacional de joias.

“A opala é um capricho da natureza, é uma benção, uma dadiva raríssima. A nível mundial nós temos um produção aqui no Piauí, tem uma produção na Austrália, no México, na Etiópia e alguns outros países com pequena produção. Mas além da raridade, o que desperta o interesse do mundo joalheiro, das pessoas e o desejo e a vontade de ter uma, é a sua beleza, seu jogo de cores”, destacou o geólogo, Érico Rodrigues Gomes.

A realização do congresso em Teresina evidenciou a capacidade do país de inovar e se adaptar às novas exigências do mercado global, demonstrando que, com investimentos em capacitação e tecnologia, o futuro da joalheria brasileira e piauiense é promissor.

O congresso atraiu uma audiência diversificada, composta por estudantes, novos empreendedores, designers de joias, ourives, lapidários, empresários e entusiastas do setor. Esse público variado teve a oportunidade de fazer networking e trocar experiências com outros profissionais da área, enriquecendo ainda mais o conhecimento adquirido durante o evento.

O I Congresso de Joalheria do Nordeste em Teresina foi um sucesso, proporcionando um ambiente rico em informações, aprendizado e conexões valiosas. Com eventos como este, o Brasil e o Piauí dão passos significativos para consolidar sua posição no cenário mundial da joalheria, demonstrando que, com inovação e colaboração, o futuro do setor é brilhante.

Além da Fapepi, também participaram como apoiadores a Investe Piauí, o Senai, o Senac, a Fiepi, o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:14 de maio de 2024