A Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI) vem por meio deste comunicado esclarecer aos nossos pesquisadores, parceiros e à comunidade geral a situação de indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) emitiu uma nota explicando que o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado e os procedimentos para sua reparação foram iniciados em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI). A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível.

Diante dos rumores de possível perda de dados e da falta de um backup, o Conselho informou que a instituição dispõe de novos equipamentos de TI e que a migração dos dados foi iniciada antes dessa falha no servidor. Também afirmam existir backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.

O CNPq garante que o pagamento das bolsas implementadas não será afetado. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a prestação de contas,  estão por hora suspensos e, de ofício, prorrogados.

O conselho ainda não estabeleceu um prazo para a volta dos sistema e suas demais funcionalidades, a FAPEPI segue com seus trabalhos e aguarda mais informações. Qualquer dúvida, entrar em contato através do endereço eletrônico fapepi@fapepi.pi.gov.br.

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  • Última modificação do post:3 de agosto de 2021