O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a Chamada CNPq nº 73/2022 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado – Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) – Ciclo 2023.

A iniciativa visa dar seguimento à diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq por meio de uma transição gradual do sistema de quotas de bolsas para o novo modelo de concessão, via Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação. atendendo à missão do CNPq de fomentar a pesquisa científica. Serão investidos, do orçamento do CNPq R$ 214 milhões.

As propostas devem ser apresentadas pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) que possuem bolsas de doutorado vencendo em 2023, provenientes do antigo modelo de quotas, e de mestrado concedidas na Chamada nº 25/2020 encerradas em 2022. A relação dos PPGs que podem concorrer a essa Chamada de manutenção de bolsas, via projetos institucionais, será divulgada em breve.

Os PPGs que podem concorrer às duas modalidades de bolsa (mestrado e doutorado) deverão submeter apenas uma única proposta a esta Chamada Pública, incluindo as bolsas do 1º e 2º semestres de 2023. As propostas devem ser enviadas por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas – PICC, no período entre 06/01 (data da disponibilização do Formulário de Propostas online) a 24/02/2023.

• Última modificação do post:27 de janeiro de 2023