OConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), lança chamada de concessão de bolsas no país em seis modalidades em cronograma único. A Chamada 25/2021 prevê R$ 40 milhões e beneficia, principalmente, jovens pesquisadores, com bolsas para recém-doutores, além de bolsas para atuação em empresas. Serão concedidas bolsas em todas as áreas do conhecimento nas modalidades Pós-Doutorado Junior – PDJ, Pós-Doutorado Sênior – PDS, Pós-Doutorado Empresarial – PDI, Pesquisador Visitante – PV, Doutorado Sanduíche Empresarial – SWI e Doutorado Sanduíche no País – SWP. As bolsas devem ter início de junho de 2022 a maio de 2023.

Essa chamada se soma à chamada de bolsas no exterior lançada na segunda-feira, 20, contemplando as modalidades Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE).

As propostas serão avaliadas de acordo com os critérios de cada um dos 48 comitês assessores, descritos no anexo da Chamada, e devem ser submetidas pelo próprio candidato à bolsa, exceto para as modalidades a seguir:

  • Bolsa Pesquisador Visitante – PV: a proposta deverá ser submetida pelo supervisor vinculado à instituição executora.
  • Bolsa Doutorado-Sanduíche no País – SWP: a proposta deverá ser submetida pelo orientador da instituição de origem.
  • Bolsa Doutorado-Sanduíche Empresarial – SWI a proposta deverá ser submetida pelo orientador da instituição de origem.

O prazo de submissão vai até 7/02/22.

Leia aqui a chamada na íntegra.