O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga Chamada Pública de Redes Temáticas do Programa CYTED para o ano de 2023. As inscrições estão abertas até o dia 12 de maio, às 12h (horário de Madrid, Espanha). O principal objetivo da chamada é a troca de conhecimentos entre grupos de investigação e desenvolvimento (I&D), além de promover a cooperação como método de trabalho.

As Redes Temáticas são associações de grupos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de entidades e empresas públicas ou privadas dos países membros do Programa CYTED, cujas atividades científicas ou tecnológicas estão relacionadas dentro de um campo de interesse comum e enquadradas em uma das Áreas Programáticas.

O coordenador deve ser pessoa física pertencente a entidades signatárias do Programa CYTED, como por exemplo o CNPq (Brasil), e que sejam vinculados à instituições públicas e privadas de P&D. As propostas podem ser apresentadas nos idiomas espanhol ou português.

A rede deve ser constituída por grupos de ao menos seis países ibero-americanos diferentes, e que sejam signatários do programa CYTED, além de apresentarem a capacidade e atividade demonstrada em ações de PD&I. Todas as propostas aprovadas na convocatória terão a duração máxima de quatro anos (48 meses).

Linhas temáticas temáticas de investigação

Área 1 – Agroalimentar
Área 2 –
Saúde
Área 3 –
Promoção do Desenvolvimento Industrial
Área 4 –
Desenvolvimento Sustentável, Mudança Global, Ecossistemas
Área 5 –
Tecnologia da Informação e Comunicações
Área 6 –
Ciência e Sociedade
Área 7 –
Energia

Para mais informações acesse a chamada.

Fonte: CNPq

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:26 de abril de 2023