Pesquisadores das modalidades de doutorado e pós-doutorado podem inscrever seus projetos nos editais de seleção dos programas de cooperação internacional CAPES/MATH-AmSudCAPES/STIC-AmSud e CAPES/CLIMAT-AmSud até o dia 17 de maio. As propostas devem apresentar temas das áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação e Mudanças Climáticas. A divulgação do resultado está prevista para dezembro de 2023 e o prazo para indicação das bolsas inicia em março de 2024.

Inscrições para os programas de cooperação internacional com a França acontece até o dia 17 de maio.

O objetivo é incentivar a colaboração acadêmica entre os países e fomentar a produção científica de excelência a partir do intercâmbio de pesquisadores nas modalidades de doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Como também apoiar projetos conjuntos de pesquisa com potencial de transferência de inovação e tecnologia para a América do Sul.

Cada edital contempla até cinco projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil, França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A Venezuela integra o MATH-AmSud e o STIC AmSud. A CAPES vai financiar as equipes brasileiras. A Fundação investirá até R$ 2,2 milhões por Programa ao longo de dois anos, sendo R$ 438 mil por proposta, para a realização de missões de trabalho e pagamento de bolsas.

 As três ações são realizadas em regime de parceria entre países sul americanos e a França, com cientistas de pelo menos duas nações sul-americanas e uma ou mais equipes de pesquisadores franceses por proposta.

Cada proposta selecionada pode indicar até duas bolsas no exterior, uma na modalidade de doutorado-sanduíche e outra de pós-doutorado, com duração de até dez meses. Os pesquisadores aprovados na seleção devem ser contemplados com auxílios para deslocamento, instalação e saúde.

O intercâmbio científico é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto e para a formação de recursos humanos qualificados. A expectativa é que a parceria contribua para a consolidação de redes de pesquisa entre os países e fortaleça a cooperação científica e tecnológica.

Detalhes sobre as regras e exigências dos três programas encontram-se nos editais.

Edital do CAPES/MATH-AmSud

Edital do CAPES/STIC-AmSud 

Edital do CAPES/CLIMAT-AmSud

Fonte: CAPES

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:11 de maio de 2023