Interessados no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Emergências Climáticas têm mais um mês para submeter os projetos pelo sistema de inscrições da CAPES (Sicapes). As propostas podem ser apresentadas até 03 de maio. O Edital nº 15/2022, prevê um investimento de até R$4,2 milhões em, no máximo, 12 propostas. Os trabalhos devem oferecer soluções para as regiões atingidas por enchentes e deslizamentos ocorridos no País desde 2021.

O Programa contribui para a formação de pessoal qualificado, com linhas de pesquisas voltadas a assuntos como conservação da biodiversidade, políticas públicas preventivas e assistenciais, impactos sobre a organização social e a saúde pública, entre outros. Serão concedidas até 72 bolsas, sendo 36 de pós-doutorado, 24 de mestrado e 12 de doutorado.

O PDPG Emergências Climáticas é a primeira seleção do Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Relacionados a Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais, criado em março deste ano. Com a iniciativa, a CAPES pretende promover a troca de conhecimento entre a academia e o poder público. A Fundação quer estimular o desenvolvimento de produtos, serviços, tecnologias, materiais didáticos e mecanismos que ajudem a solucionar problemas relacionados aos desastres.

A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer a partir de 26 de julho.

Fonte: Redação – CCS/CAPES

• Última modificação do post:26 de abril de 2022