1 – OBJETIVO 

Apoiar a execução de projetos de grupos emergentes e permitir a consolidação de linhas de pesquisa prioritárias, induzindo a formação de novos núcleos de excelência, assim como dar suporte financeiro aos trabalhos dos referidos grupos, visando: a) Consolidar linhas de pesquisa prioritárias, através da indução da formação de novos núcleos de excelência no Estado; b) Ampliar e consolidar a capacidade científica e tecnológica instalada no Piauí; c) Incentivar a formação e capacitação de recursos humanos de alta qualificação. d) Fortalecer a infraestrutura de pesquisa das ICTIs, bem como o Sistema Estadual de C, T & I.

2 – PÚBLICO ALVO

Modalidade de auxílio a pesquisa destinada a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos por pesquisador com título de Doutor, entre 5 e 10 anos de obtenção do título, que se apresentem como líderes de Núcleos Emergentes e que tenham vínculo empregatício efetivo em instituições científicas e tecnológicas sediadas no Piauí, como: a) Instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos; b) Institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos; c) Empresas públicas que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação.

3 – JUSTIFICATIVA

O apoio a grupos de pesquisa com alta capacidade de produção científica e tecnológica, mas que ainda não atingiram um status consolidado que permita a submissão de propostas em ações voltadas para grupos de pesquisa já estabelecidos. Trata-se de apoio a grupos emergentes de capacidade reconhecida ou em fase de implantação, por meio de ações comuns e complementares entre o CNPq e a Fap, sempre que possível, com o setor empresarial, buscando ampliar e consolidar a capacidade científica e tecnológica instalada de cada instituição, e o incentivo à formação de recursos humanos de alta qualificação concentrada em projetos e direcionada conforme as deficiências do sistema e prioridades estaduais. 

4 – IMPACTOS ESPERADOS

  • Apoio a novos grupos em implantação, em particular, àqueles que estão situados em unidades de instituições de pesquisa situadas no interior do Piauí.
  • Projetos de inovação, que possam obter ações cooperativas entre universidade e empresa, bem como a inserção nos sistemas locais de inovação, comercialização, impacto socioambientais.
  • O desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam contribuir significativamente para o avanço e difusão do conhecimento em temas de deficiências do sistema e prioridades do Estado.