A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), com o objetivo de fomentar e desenvolver pesquisas prévias, além de orientar projetos de investimentos a serem realizados pelo governo do Piauí, bem como, reforçar, capacitar e aprimorar seus recursos humanos e operacionais, firma o termo de parceria com a SESAPI.
O Termo de Cooperação Técnica entre FAPEPI-SESAPI tem por objeto a execução das ações de interesse mútuo das instituições cooperadas procedendo, assim, o estabelecimento de princípios básicos e gerais de cooperação, como prevenção da saúde, qualificação da atenção básica do estado ou até mesmo o fortalecimento das ações de enfrentamento a agravos específicos no âmbito das doenças crônicas, por exemplo.
Constitui objeto deste Acordo propiciar a atuação conjunta do CNPq e da FAPEPI no financiamento, consolidação e acompanhamento dos projetos de pesquisa sediados no Estado do Piauí, discriminados no Plano de Trabalho em anexo, no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia —INCT, reeditado pela Portaria MCTI n° 577 de 4/6/2014 e regulamentado pela Chamada INCT — MCTI/CNPq/CAPES/FAPS no 16/2014, que busca promover a consolidação dos INCTS que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.
Este Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Coordenação do Programa de Educação por Meio de Mediação Tecnológica – COPEMTEC, Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC, Fundação Universidade Estadual do Piauí – FUESPI e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, objetiva o desenvolvimento do Programa Universidade Aberta do Piauí – UAPI e Expansão de cursos de nível superior no Piauí, na modalidade Educação à Distância, usando inovação tecnológica.
O Programa Centelha Piauí é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada no Piauí pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEPI).
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.
Baixar Contrato de Descentralização de Recursos
Veja mais sobre este programa, clicando aqui.
O Termo de Cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).Tem como objeto a implantação do Programa e busca apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que objetivam contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), promover a aproximação dos sistemas de saúde e de ciência e tecnologia locais e a redução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Piauí.
Este acordo de cooperação técnica entre a Coordenação De Aperfeiçoamento De Pessoal De Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), objetiva a cooperação entre as partes para promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós−Graduação Emergentes e em Consolidação nos estados, em áreas prioritárias, eleitas para o cumprimento dos objetivos do Edital 18/2020 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Parcerias Estratégicas nos Estados.
Clique aqui para baixar o Acordo de Cooperação
Para mais informações sobre este acordo, clique aqui.
O presente Acordo tem por objeto a cooperação acadêmico-científica entre a CAPES e a FAPEPI, visando promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós−Graduação stricto sensu, pertencentes aos estados da região Semiárida e vinculados à IES dos estados descritos no item 3.2 do Edital nº 04/2021 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira.
Clique aqui para acessar o Acordo de Cooperação
Para mais informações sobre o Acordo clique aqui.
O Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), tem a finalidade de estabelecer e regular o apoio financeiro aos pesquisadores da instituição por meio de bolsa de produtividade e financiamento de projetos de pesquisa. Assim, visa estimular a produção científica, tecnológica ou de inovação, desenvolvida por pesquisadores da UESPI, com relevância para o desenvolvimento do Estado do Piauí, através da concessão de quotas para bolsas de produtividade científica ou do financiamento da pesquisa.
O Tecnova II é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é apoiar financeiramente o desenvolvimento de produtos – sejam eles bens ou serviços e/ou processos inovadores – novos ou aprimorados de maneira significativa, que sirvam pelo menos para o mercado nacional, de empresas piauienses, de modo a auxiliar no desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública estadual de inovação.
O Tecnova II busca promover, um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do estado do Piauí. Assim, o acordo objetiva apoiar projetos de inovação, que envolvam considerável risco tecnológico associado a oportunidades de mercado.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), acordam celebrar o presente instrumento com base nos Artigos 23, 211, 213, § 2º, 218, § 6º da Constituição Federal, na Lei n° 10.973/04 e Lei n° 8.666/93, e outras legislações pertinentes. O acordo de cooperação objetiva à integração de esforços entre as partes, para execução de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fruticultura, de interesse mútuo consistente na execução de atividades. Busca-se também, adaptar e transferir tecnologias de cultivo, manejo, de produção e de agregação de valor às fruteiras tropicais para o desenvolvimento integrado sustentável com inovação no segmento da fruticultura em polos prioritários do Piauí, em consonância ao Plano de Trabalho estabelecido.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, tem o objetivo de fomentar e desenvolver a inovação e o empreendedorismo no estado do Piauí, firmam o acordo de parceria (APPDI).
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, Através do Programa Startup Nordeste tem como principal objetivo fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste. Buscamos impulsionar o crescimento da economia regional ao oferecer produtos e serviços de alto valor agregado, fortalecendo a identidade da região e estabelecendo o Nordeste como um polo promissor de inovação a nível global.
O programa
Esta iniciativa é destinada a projetos inovadores e startups do estado do Piauí que se encontram nas fases de maturidade de validação, tração, crescimento ou escala.
oferecendo capacitação e apoio estratégico para o desenvolvimento de empreendedores de projetos inovadores e startups.
Serão selecionados até 417 (quatrocentos e dezessete) projetos inovadores/startups com inovação aplicada ao processo, produto, serviço ou modelo de negócio, com alto potencial de crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis.
Após serem pré-acelerados, os projetos inovadores/startups participantes serão submetidos a uma segunda fase de seleção, na qual os 133 (cento e trinta e três) melhores avaliados avançarão para o programa de aceleração. Por fim, com uma terceira seleção, 100 (cem) projetos e startups seguirão com capacitações, mentorias de especialistas e receberão a Bolsa Sócio Empreendedor – no valor mensal de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) pelo período de 6 (seis) meses.
Para mais informações: https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupnordestepi
Canal de dúvidas e informações:
startupnordestepi@sebrae.com.br
____________________________________________________________
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, Através do programa Inova Cerrado é um programa de pré-aceleração de ideias e empresas da bioeconomia.
O foco é promover a geração de novos negócios, inovadores e sustentáveis, e fortalecer o ecossistema empresarial do Cerrado. Esta Chamada Pública é exclusiva para pessoas físicas que tenham uma ideia de negócio inovadora vinculada a bioeconomia e que residam em um dos estados do Cerrado (BA | DF | GO | MA | MG | MT | MS | PI | TO).
O programa
O Inova Cerrado 2024 – Módulo Ideação é um programa de pré-aceleração de ideias vinculadas à bioeconomia. O Sebrae tem o propósito ampliar a quantidade de negócios sustentáveis e inovadores da bioeconomia no bioma.
Esse módulo é destinado a pessoas físicas, inclusive pesquisadores, que ainda não tiraram a ideia do papel e precisam definir o modelo de negócio, assim como validar seus produtos ou serviços para então lançá-lo ao mercado. Essa ideia de negócio deve ter como premissa o desenvolvimento de alguma atividade empresarial ligada à bioeconomia, contribuindo para a conservação, preservação ou uso sustentável de recursos naturais da biodiversidade do Cerrado .
No módulo de ideação serão selecionados até 30 projetos por estado (BA | DF | GO | MA | MG | MT | MS | PI | TO).
Serão realizadas capacitações coletivas e mentorias individuais, bem como atividades para induzir a formação de redes de contatos e conexão com o mercado. Ao final do ciclo de aceleração as três melhores ideias de cada estado serão premiadas:
1ª colocada – R$ 15.000,00
2ª colocada – R$ 10.000,00
3ª colocada – R$ 5.000,00
Para mais informações: https://programas.sebraestartups.com.br/in/cerradoid2024
_________________________________________________________
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, através do programa Inova Cerrado, tem o objetivo de promover a aceleração de empresas inovadoras da bioeconomia.
Esta Chamada Pública é exclusiva para pessoas jurídicas com soluções inovadoras vinculadas à bioeconomia, e que residam nos estados base desta chamada (BA | DF | GO | MA | MG | MT | MS | PI | TO).
O programa
O objetivo desse módulo será acelerar o crescimento dos negócios, por meio de ações específicas para expandir sua presença no mercado, fortalecer a base de clientes e garantir a escalabilidade das operações. O foco estará em apoiar empresas com portfólio estável de clientes pagantes, que estão em busca da melhoria da sua operação em direção à previsibilidade de receita e ao encaixe entre o produto e o mercado.
A presente chamada selecionará propostas com potencial de inovação que incorporem novas tecnologias aos setores relacionados à bioeconomia na região do Cerrado. Para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, serão selecionadas até 40 propostas. Enquanto para Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins, serão escolhidas até 20 propostas.
As propostas selecionadas participarão de um processo de aceleração com duração de seis meses, que incluirá capacitação, mentorias, ações de conexão com o mercado e a concessão de bolsa de estímulo à inovação.
Cada projeto selecionado terá direito a uma bolsa de R$ 6.500,00 mensais durante seis meses, totalizando R$ 39.000,00, conforme o desempenho e critérios estabelecidos neste edital.
Para mais informações: https://programas.sebraestartups.com.br/in/cerradotr25
Todos os direitos reservados 2024 – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |