A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), com o objetivo de fomentar e desenvolver pesquisas prévias, além de orientar projetos de investimentos a serem realizados pelo governo do Piauí, bem como, reforçar, capacitar e aprimorar seus recursos humanos e operacionais, firma o termo de parceria com a SESAPI.
O Termo de Cooperação Técnica entre FAPEPI-SESAPI tem por objeto a execução das ações de interesse mútuo das instituições cooperadas procedendo, assim, o estabelecimento de princípios básicos e gerais de cooperação, como prevenção da saúde, qualificação da atenção básica do estado ou até mesmo o fortalecimento das ações de enfrentamento a agravos específicos no âmbito das doenças crônicas, por exemplo.
Constitui objeto deste Acordo propiciar a atuação conjunta do CNPq e da FAPEPI no financiamento, consolidação e acompanhamento dos projetos de pesquisa sediados no Estado do Piauí, discriminados no Plano de Trabalho em anexo, no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia —INCT, reeditado pela Portaria MCTI n° 577 de 4/6/2014 e regulamentado pela Chamada INCT — MCTI/CNPq/CAPES/FAPS no 16/2014, que busca promover a consolidação dos INCTS que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.
Este Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Coordenação do Programa de Educação por Meio de Mediação Tecnológica – COPEMTEC, Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC, Fundação Universidade Estadual do Piauí – FUESPI e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, objetiva o desenvolvimento do Programa Universidade Aberta do Piauí – UAPI e Expansão de cursos de nível superior no Piauí, na modalidade Educação à Distância, usando inovação tecnológica.
O Programa Centelha Piauí é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada no Piauí pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEPI).
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.
Baixar Contrato de Descentralização de Recursos
Veja mais sobre este programa, clicando aqui.
O Termo de Cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).Tem como objeto a implantação do Programa e busca apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que objetivam contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), promover a aproximação dos sistemas de saúde e de ciência e tecnologia locais e a redução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Piauí.
Este acordo de cooperação técnica entre a Coordenação De Aperfeiçoamento De Pessoal De Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), objetiva a cooperação entre as partes para promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós−Graduação Emergentes e em Consolidação nos estados, em áreas prioritárias, eleitas para o cumprimento dos objetivos do Edital 18/2020 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Parcerias Estratégicas nos Estados.
Clique aqui para baixar o Acordo de Cooperação
Para mais informações sobre este acordo, clique aqui.
O presente Acordo tem por objeto a cooperação acadêmico-científica entre a CAPES e a FAPEPI, visando promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós−Graduação stricto sensu, pertencentes aos estados da região Semiárida e vinculados à IES dos estados descritos no item 3.2 do Edital nº 04/2021 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira.
Clique aqui para acessar o Acordo de Cooperação
Para mais informações sobre o Acordo clique aqui.
O Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), tem a finalidade de estabelecer e regular o apoio financeiro aos pesquisadores da instituição por meio de bolsa de produtividade e financiamento de projetos de pesquisa. Assim, visa estimular a produção científica, tecnológica ou de inovação, desenvolvida por pesquisadores da UESPI, com relevância para o desenvolvimento do Estado do Piauí, através da concessão de quotas para bolsas de produtividade científica ou do financiamento da pesquisa.
O Tecnova II é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é apoiar financeiramente o desenvolvimento de produtos – sejam eles bens ou serviços e/ou processos inovadores – novos ou aprimorados de maneira significativa, que sirvam pelo menos para o mercado nacional, de empresas piauienses, de modo a auxiliar no desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública estadual de inovação.
O Tecnova II busca promover, um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do estado do Piauí. Assim, o acordo objetiva apoiar projetos de inovação, que envolvam considerável risco tecnológico associado a oportunidades de mercado.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), acordam celebrar o presente instrumento com base nos Artigos 23, 211, 213, § 2º, 218, § 6º da Constituição Federal, na Lei n° 10.973/04 e Lei n° 8.666/93, e outras legislações pertinentes. O acordo de cooperação objetiva à integração de esforços entre as partes, para execução de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fruticultura, de interesse mútuo consistente na execução de atividades. Busca-se também, adaptar e transferir tecnologias de cultivo, manejo, de produção e de agregação de valor às fruteiras tropicais para o desenvolvimento integrado sustentável com inovação no segmento da fruticultura em polos prioritários do Piauí, em consonância ao Plano de Trabalho estabelecido.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, tem o objetivo de fomentar e desenvolver a inovação e o empreendedorismo no estado do Piauí, firmam o acordo de parceria (APPDI).
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, Através do Programa Startup Nordeste tem como principal objetivo fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste. Buscamos impulsionar o crescimento da economia regional ao oferecer produtos e serviços de alto valor agregado, fortalecendo a identidade da região e estabelecendo o Nordeste como um polo promissor de inovação a nível global.
O programa
Esta iniciativa é destinada a projetos inovadores e startups do estado do Piauí que se encontram nas fases de maturidade de validação, tração, crescimento ou escala.
oferecendo capacitação e apoio estratégico para o desenvolvimento de empreendedores de projetos inovadores e startups.
Serão selecionados até 417 (quatrocentos e dezessete) projetos inovadores/startups com inovação aplicada ao processo, produto, serviço ou modelo de negócio, com alto potencial de crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis.
Após serem pré-acelerados, os projetos inovadores/startups participantes serão submetidos a uma segunda fase de seleção, na qual os 133 (cento e trinta e três) melhores avaliados avançarão para o programa de aceleração. Por fim, com uma terceira seleção, 100 (cem) projetos e startups seguirão com capacitações, mentorias de especialistas e receberão a Bolsa Sócio Empreendedor – no valor mensal de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) pelo período de 6 (seis) meses.
Para mais informações: https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupnordestepi
Canal de dúvidas e informações:
startupnordestepi@sebrae.com.br
____________________________________________________________
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, Através do programa Inova Cerrado é um programa de pré-aceleração de ideias e empresas da bioeconomia.
O foco é promover a geração de novos negócios, inovadores e sustentáveis, e fortalecer o ecossistema empresarial do Cerrado. Esta Chamada Pública é exclusiva para pessoas físicas que tenham uma ideia de negócio inovadora vinculada a bioeconomia e que residam em um dos estados do Cerrado (BA | DF | GO | MA | MG | MT | MS | PI | TO).
O programa
O Inova Cerrado 2024 – Módulo Ideação é um programa de pré-aceleração de ideias vinculadas à bioeconomia. O Sebrae tem o propósito ampliar a quantidade de negócios sustentáveis e inovadores da bioeconomia no bioma.
Esse módulo é destinado a pessoas físicas, inclusive pesquisadores, que ainda não tiraram a ideia do papel e precisam definir o modelo de negócio, assim como validar seus produtos ou serviços para então lançá-lo ao mercado. Essa ideia de negócio deve ter como premissa o desenvolvimento de alguma atividade empresarial ligada à bioeconomia, contribuindo para a conservação, preservação ou uso sustentável de recursos naturais da biodiversidade do Cerrado .
No módulo de ideação serão selecionados até 30 projetos por estado (BA | DF | GO | MA | MG | MT | MS | PI | TO).
Serão realizadas capacitações coletivas e mentorias individuais, bem como atividades para induzir a formação de redes de contatos e conexão com o mercado. Ao final do ciclo de aceleração as três melhores ideias de cada estado serão premiadas:
1ª colocada – R$ 15.000,00
2ª colocada – R$ 10.000,00
3ª colocada – R$ 5.000,00
Para mais informações: https://programas.sebraestartups.com.br/in/cerradoid2024
_________________________________________________________
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) em parceria com SEBRAE, através do programa Inova Cerrado, tem o objetivo de promover a aceleração de empresas inovadoras da bioeconomia.
Esta Chamada Pública é exclusiva para pessoas jurídicas com soluções inovadoras vinculadas à bioeconomia, e que residam nos estados base desta chamada (BA | DF | GO | MA | MG | MT | MS | PI | TO).
O programa
O objetivo desse módulo será acelerar o crescimento dos negócios, por meio de ações específicas para expandir sua presença no mercado, fortalecer a base de clientes e garantir a escalabilidade das operações. O foco estará em apoiar empresas com portfólio estável de clientes pagantes, que estão em busca da melhoria da sua operação em direção à previsibilidade de receita e ao encaixe entre o produto e o mercado.
A presente chamada selecionará propostas com potencial de inovação que incorporem novas tecnologias aos setores relacionados à bioeconomia na região do Cerrado. Para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, serão selecionadas até 40 propostas. Enquanto para Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins, serão escolhidas até 20 propostas.
As propostas selecionadas participarão de um processo de aceleração com duração de seis meses, que incluirá capacitação, mentorias, ações de conexão com o mercado e a concessão de bolsa de estímulo à inovação.
Cada projeto selecionado terá direito a uma bolsa de R$ 6.500,00 mensais durante seis meses, totalizando R$ 39.000,00, conforme o desempenho e critérios estabelecidos neste edital.
Para mais informações: https://programas.sebraestartups.com.br/in/cerradotr25
Todos os direitos reservados 2024 – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí