Entre os dias 3 e 5 de dezembro, Goiânia será o centro das discussões da ciência brasileira ao sediar a 70ª edição do Fórum Nacional Confap e Consecti. O encontro, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti ) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti-GO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Com o tema “Ciência em Rede: Inteligência que Transforma Territórios”, o evento vai reunir representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de CT&I e dirigentes de agências nacionais e internacionais. Além de debater os rumos da política científica no país, a edição marca um momento simbólico para a Fapeg, que celebra, em dezembro, 20 anos de criação.
A programação tem como eixo central a necessidade de maior integração entre sistemas estaduais e federais de fomento à pesquisa, em um contexto de recomposição orçamentária e expansão das políticas de inovação.
Responsáveis por parte significativa do financiamento científico nacional — sobretudo em regiões fora do eixo Rio-São Paulo — as FAPs vão discutir estratégias para harmonizar agendas, aprimorar mecanismos de cooperação e ampliar a presença brasileira em iniciativas internacionais.

Dirigentes de agências de fomento estrangeiras e brasileiras, além de embaixadas e organismos multilaterais, participam dos debates sobre novas fronteiras científicas e os impactos da inteligência artificial, da bioeconomia e da transição energética para o desenvolvimento regional.
A programação do evento inclui ainda a apresentação de painéis temáticos sobre bioeconomia, bioenergia, biotecnologia e inteligência artificial, com exposições técnicas de diretorias, consultorias e equipes de assessoria internacional. Também devem ser apresentadas propostas de novas chamadas e iniciativas conjuntas para 2026.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), representada pelo professor João Xavier, marca presença no evento, acompanhado do Assessor Técnico, Ciro Sá. A participação da Fundação destaca a importância da internacionalização das pesquisas desenvolvidas na região Nordeste e a ampliação do acesso de pesquisadores piauienses a programas europeus. Para João Xavier “O Piauí vive um momento de expansão científica, e eventos como este são fundamentais para conectar nossos pesquisadores a redes nacionais e internacionais, especialmente em áreas estratégicas como inteligência artificial, bioeconomia e inovação aplicada. A participação no seminário internacional voltado ao Horizon Europe reforça nosso objetivo de ampliar a presença do Piauí em programas globais de fomento”.

A edição de Goiânia reforça ainda o papel das FAPs como estruturas estratégicas para impulsionar inovação de base territorial, aproximando centros de pesquisa, setor produtivo e governos locais. O tema “Ciência em Rede” perpassou as mesas como resposta à crescente complexidade dos desafios científicos contemporâneos da IA generativa à adaptação climática e à transição energética.