A FAPESP abriu nesta semana as inscrições para a edição 2025 das Escolas Interdisciplinares, que ocorrerão em São Paulo entre novembro e dezembro. Os encontros devem reunir, ao longo de cinco dias, bolsistas de pós-doutorado de todo o país e pesquisadores de referência, do Brasil e do exterior, em um ambiente voltado ao debate científico e à troca de experiências.
O prazo para inscrições vai até 30 de setembro. São 120 vagas no total, divididas entre dois eventos. Entre 10 e 14 de novembro, acontece a Escola Interdisciplinar FAPESP 2025: Ciências Exatas e Naturais, Engenharia e Medicina. Já de 1º a 5 de dezembro será a vez da Escola Interdisciplinar FAPESP 2025: Humanidades, Ciências Sociais e Artes. Ambas terão sede no Instituto Principia, próximo à avenida Paulista.
Inspiradas nos Lindau Nobel Laureate Meetings, as Escolas Interdisciplinares foram concebidas para conectar jovens pesquisadores a discussões de ponta e ampliar redes de colaboração científica. Além das palestras, haverá espaço para que os pós-doutorandos apresentem seus próprios trabalhos em sessões orais e pôsteres.
Seleção e apoio
Podem se inscrever pesquisadores em nível de pós-doutorado financiados por agências de fomento nacionais. O processo seletivo será feito por sorteio entre os candidatos que atenderem aos requisitos do edital. Metade das vagas será destinada a bolsistas atuantes em São Paulo e a outra metade aos demais estados. A diversidade étnica e de gênero também será considerada.
Os participantes terão todas as despesas custeadas pela FAPESP. Para bolsistas da própria fundação, o evento não comprometerá a Reserva Técnica: um valor adicional será disponibilizado.
Programação
Parte das atividades será comum às duas edições, como a conferência de abertura do presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, sobre o papel da fundação no apoio à nova geração de cientistas. Também está prevista uma visita técnica ao Museu Paulista da USP, o Museu do Ipiranga, com destaque para os processos de restauração conduzidos com apoio da ciência.
Outro ponto em comum será o workshop sobre elaboração de projetos de pesquisa, ministrado pelo professor Emmanuel Burdmann (USP).
Na área de Ciências Exatas, Naturais, Engenharia e Medicina, nomes confirmados incluem Felicia Keesing (Bard College, EUA), Marcelo Viana (Impa), Anthony Watts (Oxford, Reino Unido), Alysson Muotri (UC San Diego), Margareth Dalcolmo (Fiocruz), Andrew Smyth (Universidade Columbia, EUA) e Esper Cavalheiro (Unifesp). Entre os temas em destaque estão prevenção de zoonoses, ética da inteligência artificial, envelhecimento, cidades inteligentes e combate à desinformação científica.
Já na edição de Humanidades, Ciências Sociais e Artes, participam Eduardo Góes Neves (USP), Dorothy Fragaszy (Universidade da Georgia, EUA), Carolyn Parkinson (UCLA, EUA), Robert Frank (Sorbonne), Márcia Thereza Couto (USP), Gil Jardim (USP), Emília Godoi (Unicamp) e João Ricardo Sato (UFABC), entre outros. A programação abordará desde arqueologia, herança cultural e redes sociais até saúde pública contemporânea, música de Villa-Lobos e interseções entre ciência, arte e educação.
As inscrições estão disponíveis no site da FAPESP até 30 de setembro.
Clique aqui para mais informações.