Fapepi e parceiros investem cerca de 3 milhões em pesquisa aplicada ao SUS no Piauí

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi) divulga, nesta quarta-feira (23), o resultado final da 8ª edição do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS): Gestão Compartilhada em Saúde, realizado em parceria com a SESAPI, o Ministério da Saúde (por meio do Decit e SECTICS) e o CNPq.

Com um investimento total de R$ 2,8 milhões, o programa selecionou 21 projetos classificados como Prioridade 1 (P1) — que receberão recursos financeiros para execução. Outros 37 projetos foram classificados como Prioridade 2 (P2) — recomendados, mas sem financiamento nesta etapa.

No total, 58 projetos foram classificados no certame. Segundo a diretoria técnico-científica da Fapepi, a maioria dos selecionados busca enfrentar desafios relacionados à vigilância em saúde e à Atenção Primária à Saúde (APS), além de temas voltados ao cuidado nos diferentes ciclos de vida e ao planejamento e gestão das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

A iniciativa contemplou pesquisadores com atuação em quatro territórios de desenvolvimento do Piauí: Entre Rios, Planície Litorânea, Vale do Guaribas e Chapada das Mangabeiras. Entre as instituições de ensino e pesquisa do estado, contempladas, estão: UFPI, UESPI, IFPI, UFDPAR, FIOCRUZ e o Instituto de Doenças do Sertão (IDS).

O PPSUS tem como objetivo fortalecer a pesquisa aplicada em saúde, promovendo soluções inovadoras e alinhadas às necessidades do Sistema Único de Saúde no contexto regional.

Clique aqui para acessar o resultado.

Veja mais