Reuniões na UESPI e UFPI definem bases para parceria entre Fapepi, SEPLAN e academia portuguesa no âmbito do Centro de Inteligência do Estado
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), em conjunto com representantes das universidades estaduais e federais do Estado, da SEPLAN e da Universidade de Lisboa deram importantes passos para a cooperação com o Núcleo de Inteligência Territorial do Piauí.
As articulações ocorreram em dois momentos estratégicos nesta quarta-feira (02) , com foco na produção de conhecimento aplicado ao desenvolvimento regional e no fomento à pesquisa no estado.
Inicialmente, o presidente da Fapepi, João Xavier, participou de uma reunião na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ao lado do reitor Evandro Alberto, do secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim e de representantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

A reunião tratou da consolidação do Núcleo como um braço técnico do Centro de Inteligência do Estado, voltado à coleta, análise e interpretação de dados territoriais para subsidiar políticas públicas. Durante a reunião, foi destacada a importância da presença da Uespi no projeto, tanto na cooperação direta com o Núcleo de Inteligência Territorial da SEPLAN, quanto na formação de grupos de pesquisa voltados para as vocações regionais e os desafios estratégicos do Estado.
Em seguida, a articulação continuou na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde João Xavier esteve reunido com o Vice-Reitor Edimilson Miranda, além do secretário Washington Bonfim e da comitiva portuguesa. O encontro ampliou o escopo do diálogo, abordando também o fortalecimento da pesquisa científica no estado, com foco em parcerias internacionais e linhas de financiamento coordenadas pela Fapepi.

“Esse esforço conjunto entre a Fapepi, universidades do estado, SEPLAN e a Universidade de Lisboa é uma aposta no conhecimento como ferramenta de planejamento estratégico”, afirmou João Xavier. Segundo ele, o núcleo deverá atuar de forma transversal e que a missão da Fapepi é apoiar projetos que gerem impacto real na vida da população piauiense.

O secretário de Planejamento do estado, Washington Bonfim , destacou que a iniciativa faz parte de um esforço coordenado do Governo do Piauí para consolidar uma política de desenvolvimento baseada em evidências, com o apoio das universidades e da Fapepi.
“ Estamos atendendo à determinação do Governador Rafael Fonteles de estimular a pesquisa aplicada nas potencialidades do Estado, através de parceria com a Fapepi. Para isso, é essencial contar com a mão de obra qualificada e construir parcerias com as universidades e com municípios, para que possamos apoiar o desenvolvimento que já está em curso e avança com rapidez”, pontuou o secretário.

A iniciativa será parte do Centro de Inteligência do Estado, plataforma criada pelo governo estadual para integrar dados, estudos e indicadores socioeconômicos, com base científica. A presença da Universidade de Lisboa é vista como estratégica não apenas para a formação de quadros técnicos, mas também para o intercâmbio de metodologias e tecnologias de análise territorial.